Sheryl Sandberg, responsável pelas operações do Facebook e uma das pessoas mais próximas de Mark Zuckerberg, enviou uma mensagem em vídeo para os participantes da Web Summit. Lembrou “o ano desafiante” de várias comunidades, como a portuguesa, que “viveu tempos de crise” em 2017. Lembrou as vítimas dos incêndios de Portugal e Espanha, as campanhas de donativos que são feitas através da rede social e que “as pessoas têm de se unir e que a tecnologia deve ajudá-las a permanecerem juntas”.
O vídeo de Sandberg é lançado no mesmo dia em que as doações pelo Facebook chegam a Portugal. Em setembro tinha sido feito o anúncio desta nova funcionalidade para a maior rede social do mundo na Europa. A opção chama-se “Angariadores de fundos pessoais” e tem como objetivo levar os utilizadores a angariar dinheiro para páginas de causas que sigam.
*Atualizado às 10h de quinta-feira com informação sobre a retirada do vídeo. Atualizado novamente na sexta-feira quando o vídeo foi reposto na página de Facebook da Web Summit