A modelo lituana que protagoniza a nova campanha da marca de óculos de Victoria Beckham, a VBeyewear, chama-se Giedre Dukauskaite, veste umas roupas em tons pastel e é “demasiado magra” para muitos que têm deixado críticas aos anúncios da coleção primavera-verão da marca.
A foto para a campanha foi publicada na semana passada e esta não é a primeira vez que Victoria Beckham é acusada de “promover imagens de corpos pouco saudáveis” enquanto faz publicidade às marcas que detém, avança o New York Times.
Back to work! Start the year with new frames from the Spring Summer 2018 #VBEyewear collection inspired by 1970s retro classics and updated for a feathery-light, fresh and modern look. Available at https://t.co/z8jKj9nMGH and #VBDoverSt. #VBSS18 pic.twitter.com/SDq0onL2EJ
— Victoria Beckham (@victoriabeckham) January 11, 2018
Embora os óculos sejam um acessório que pode ser usado por todas as pessoas, independentemente do corpo e do peso que tenham, muitos fãs da empresária e ex-Spice Girl não estão contentes. As críticas feitas às fotos centram-se acima de tudo no aspeto “doente”, como classificam muitos internautas, da modelo. O jornalista inglês Piers Morgan aproveitou para dizer no Twitter: “Esta foto fez-me sentir doente, e vai ter outras consequências em muitas mulheres jovens”. Na coluna que escreve no jornal inglês Daily Mail, Morgan acrescentou que a campanha é “vergonhosa e hipócrita”.
*NEW COLUMN*
This photo made me feel physically sick & will have a far more damaging effect on many young women. Shame on you, Victoria Beckham. https://t.co/gLulE2BBTz pic.twitter.com/oVmXY782cv— Piers Morgan (@piersmorgan) January 15, 2018
Também a escritora inglesa Amanda Foreman escreve no Twitter que “uma modelo adolescente anorética é a cara da nova campanha da marca VBeyewear para a coleção de verão de 2018. Esta é a razão pela qual todos os estudos feitos nos meios de comunicação consideram a saúde mental das raparigas mais novas terrível”.
A model who looks like a teenager with severe anorexia is the face for the #VBEyeware 2018 summer collection. This is the reason why every study done on social media and advertising calls the threat to young girls’ mental health “dire”. @victoriabeckham pic.twitter.com/xS6hC2SwlW
— Amanda Foreman ???? ???????? (@DrAmandaForeman) January 14, 2018
Mas as críticas não se ficam pelo Twitter. No post publicado pela criadora da marca de óculos de sol no Facebook é possível ler-se que “os nossos olhos nem sequer reparam nos óculos. A modelo é o foco. Magra demais! A Victoria Beckham devia ter vergonha de promover os distúrbios alimentares”, escreve uma internauta.
Noutro dos comentários, mas em defesa de Victoria Beckham, lê-se: “Algumas pessoas são apenas magras, não quer dizer que estejam a passar fome de propósito ou estejam doentes. Eu sou magra, faço exercício e sou mais saudável que muitas mulheres da minha idade.”
O New York Times adianta também que foi feito recentemente um estudo conjunto entre a universidade de Harvard e universidade Northeastern, cujos resultados foram publicados no Jornal Internacional de Distúrbio Alimentares (em inglês, International Journal of Eating Disorders), e que revela que cerca de 81% das modelos têm um índice de massa corporal abaixo dos 18,5, o que quer dizer que estão igualmente abaixo de um peso saudável.
Victoria Beckham, cujo peso também já foi criticado, disse ao jornal The Telegraph há cerca de três anos que “os diretores da campanha falaram com as agências de modelos e sabemos que todas as raparigas são saudáveis. Jovens e magras, mas não quer dizer que estejam doente”, avança o jornal Independent.
Esta última polémica acontece seis meses depois de o parlamento francês ter avançado com dois novos decretos de lei que visam proteger a saúde das modelos, prevenindo doenças como a anorexia. As modelos precisam, a partir de agora, de um médico que certifique que estão aptas para trabalhar.