O lançador de chamas que a The Boring Company, uma das empresas do multimilionário Elon Musk, colocou à venda na semana passada rendeu o equivalente a 2,8 milhões de euros em menos de 24 horas, noticiou o The Guardian. De acordo com a página oficial do fundador da SpaceX e da Tesla, 15 mil pessoas já tinham encomendado a máquina entre as 19h00 de sábado e as 16h30 desta terça-feira. O lançador de chamas, um instrumento “que garante animar todas as festas” aprovado pela Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos norte-americana, custa 500 dólares — mais ou menos 404 euros. E está em pré-venda no site da companhia.

A venda deste lançador de chamas é o resultado de uma promessa que Elon Musk tinha feito em dezembro do ano passado: se a The Boring Company vendesse 50 mil bonés de basebol a vinte dólares cada um, o CEO lançaria no mercado uma arma “que funciona contra bandos de mortos-vivos” ou todos recebiam “o seu dinheiro de volta”, disse Musk no Twitter. Desde então, o empresário tem publicado vídeos com o lançador de chamas e a liderar uma campanha pela negativa: “Obviamente, um lança-chamas é uma ideia terrível. Não o comprem, definitivamente”, escreveu ele no Twitter, antes de acrescentar: “A não ser que gostes de diversão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Etiquetado como “o lança-chamas mais seguro do mundo”, este instrumento da The Boring Company começará a ser entregue aos compradores a partir da primavera. Com ele, seguirá também um documento com os termos e condições de utilização. A máquina só não inclui um extintor. Embora qualquer um sirva, a The Boring Company criou um próprio que está à venda “por um preço exorbitante de 30 dólares”, explica a marca: “Pode definitivamente comprar um mais barato noutro lado qualquer, mas este vem com um adesivo porreiro e o botão fica convenientemente mesmo por cima dele”. Entretanto, Elon Musk também se viu obrigado a publicar que eram falsos os rumores de que estava a preparar um apocalipse com zombies só para aumentar as vendas da máquina.

Numa publicação feita no último domingo no Instagram, Elon Musk colocou um vídeo a testar o lançador de chamas à frente de duas imagens dos planetas Terra e Marte. A descrição das imagens era: “Não faça isto”, embora o multimilionário aparecesse sempre sorridente ao longo do meio minuto de duração do vídeo, que já conquistou perto de 3 milhões de visualizações e quase 15 mil comentários. Muita gente o fez, porém: neste momento, e segundo as informações partilhadas por Elon Musk nas redes sociais, só restam quatro mil lançador de chamas em stock.

https://www.instagram.com/p/BeeYW0NA1HU/?utm_source=ig_embed

A The Boring Company é uma empresa de infraestruturas dedicada principalmente à construção de túneis fundada a 17 de dezembro de 2016. A ideia surgiu depois de Elon Musk ter escrito no Twitter: “O trânsito está a enlouquecer-me. Vou construir uma tuneladora e começar a escavar”. E começou mesmo: em fevereiro do ano passado, a empresa abriu uma trincheira de teste com 9 metros de largura, 15 metros de comprimento e 4,6 metros de profundidade nas instalações dos escritórios da SpaceX em Los Angeles. A missão, explicou o CEO, é “aumentar a velocidade de abertura de túneis o suficiente para estabelecer uma rede de subterrânea financeiramente sustentável”.