Ferrari

Oficial. Ferrari 488 Pista promete (muita) emoção

A versão mais desportiva do Ferrari 488 acaba de ser desvendada. Monta o V8 mais poderoso da história da marca, a debitar 720 cv. Um carro de corridas, portanto, com licença para circular na estrada…

Autor
  • Francisco António

Anunciada para o Salão Automóvel de Genebra, como a surpresa que a Ferrari tinha guardada para os seus fãs, o nova versão mais potente e desportiva do Ferrari 488 acaba de ser revelada. A marca do Cavallino Rampante confirma não só a designação que fará a diferença – Pista -, mas sobretudo os atributos que prometem fazer deste novo modelo um carro de corridas, homologado para andar nas estradas do dia-a-dia.

Verdadeiramente espectacular, desde logo, na estética exterior, este novo Ferrari 488 destaca-se pela inclusão de uma versão melhorada e mais potente do conhecido V8 Twin-Turbo, a debitar 720 cv de potência às 8.000 rpm e um binário máximo de 770 Nm, logo a partir das 3.000 rpm e em sétima velocidade. Ou, dito de outra forma, uma potência específica de 185 cv/litro.

Tão ou mais importante que o aumento de potência é, sem dúvida, a redução no peso, com este 488 Pista a perder 90 kg, face à versão standard, passando assim a acusar sobre a balança 1.280 kg.

Fruto destes avanços, mas também graças à inclusão de tecnologias como o Side-Slip Angle Control, o controlo em curva Ferrari, o diferencial electrónico E-Diff3, o sistema F1-Trac, as suspensões SCM e, em estreia, o sistema Ferrari Dynamic Enhancer (software que aumenta a eficácia da pressão da pinça sobre cada um dos discos de travagem), este novo Ferrari anuncia prestações que passam pelos 340 km/h de velocidade máxima. Os 0 a 100 km/h cumprem-se em 2,85 segundos e, para ir de 0 a 200 km/h, bastam-lhe 7,6 segundos.

Uma palavra igualmente para a aerodinâmica, aspecto fundamental num superdesportivo. Há melhorias neste 488 Pista, face ao mais “civilizado” 488 GTB, fruto do aproveitamento da experiência reunida na competição, e mais concretamente nos GTE e na Fórmula 1. Daí resultou não só numa série de novas soluções aerodinâmicas, mais eficazes, mas também num downforce aumentado em 20%, comparativamente ao já referido 488 GTB.

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