A campanha “Açúcar escondido nos alimentos”, do Ministério da Saúde, foi lançada esta sexta-feira e conta com a participação do humorista Herman José, e os atores Joana Solnado e Lourenço Ortigão.

O objetivo da campanha, financiada pela Direção Geral da Saúde, é promover a saúde dos portugueses, e alertar para os perigos que se escondem nos rótulos dos alimentos, e que normalmente denunciam o excesso de açúcar que cada um tem.

O lançamento da campanha coincide com o dia em que é formalizado um protocolo inédito com as principais estações televisivas do País – RTP, SIC, TVI e Porto Canal — onde a campanha será passada.

Os quatro canais aceitaram, em simultâneo e ao longo do ano, divulgar imagens de saúde pública, sendo a primeira delas dedicada ao consumo excessivo de açúcar e aos alimentos onde este ingrediente está muitas vezes escondido.

O Ministério da Saúde também definiu como um dos seus eixos prioritários de ação a Promoção de Saúde Pública, dando especial ênfase às áreas da Promoção da Alimentação Saudável, Luta contra o Tabagismo e Promoção da Atividade Física.

Um terço das crianças portuguesas tem excesso de peso e sofre, ou já sofreu, de obesidade. Na população adulta essa percentagem sobe para mais de 50%.

[jwplatform QRn7xqDb]