Morreu o capitão da Fiorentina, Davide Astori. Tinha 31 anos, e terá morrido durante o sono. Astori terá morrido de “causas naturais, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória”, disse hoje o procurador da República de Udine ao jornal Corriere dela Sera.
“Parece que o jogador morreu devido a uma paragem cardiorrespiratória, de causas naturais” disse Antonio Nicolo, admitindo ser “estranho que tal aconteça a profissionais tão monitorizados e sem quaisquer sinais de risco”.
Segundo o jornal Marca, o jogador foi encontrado morto no quarto de hotel onde estava hospedada a equipa antes do jogo frente à Udinese, marcado para esta tarde. O clube avançou que terá sido vítima de “doença súbita”. Não se conheciam problemas de saúde prévios.
Os primeiros sinais de alarme surgiram de manhã, quando os colegas estranharam que Davide não descesse do quarto de hotel para tomar o pequeno-almoço. Após algumas tentativas de o contactar pelo telefone, os colegas e a equipa técnica da Fiorentina perceberam que algo não estava bem. Astori foi encontrado morto pelo massagista e os relatos são de que o corredor do hotel se encheu de colegas em choque, a chorar a morte do atleta.
“A Fiorentina, profundamente chocada, vê-se obrigada a comunicar que morreu o seu capitão Davide Astori, vítima de doença súbita. Devido à situação terrível e delicada, e especialmente por respeito à família, apela-se à sensibilidade de todos”, comunicou o clube através do Twitter.
La Fiorentina profondamente sconvolta si trova costretta a comunicare che e' scomparso il suo capitano Davide Astori, colto da improvviso malore.
Per la terribile e delicata situazione, e soprattutto per rispetto della sua famiglia si fa appello alla sensibilità di tutti. pic.twitter.com/bFGnkReWEC— ACF Fiorentina (@acffiorentina) March 4, 2018
O jogo entre Fiorentina e o Udinese foi suspenso, como foram, aliás, adiados todos os jogos de futebol da Serie A que se realizariam este domingo.
All of today’s Serie A fixtures have been postponed following the death of Fiorentina’s Davide Astori pic.twitter.com/Nuc3YVKZY2
— B/R Football (@brfootball) March 4, 2018
Astori estreou-se na seleção italiana em 2011 e representou os ‘azzurri’ 15 vezes. Jogando na posição de defesa, marcou mesmo assim um golo ao serviço da seleção: foi ao serviço da seleção numa partida contra o Uruguai, para definir o terceiro lugar na fase final da Taça das Confederações no Brasil, em 2013.
“A tua filha merece saber que o pai era uma pessoa boa, uma grande pessoa”, diz Gianluigi Buffon
Estava em negociações com a Fiorentina, onde estava há três épocas, para renovar o contrato. A carreira começou no AC Milan, mas Astori nunca chegou a jogar oficialmente na equipa principal de Milão, tendo sido transferido para o Cagliari, onde jogou seis anos. Passou, também, pela Roma e (também por empréstimo) pela Fiorentina, antes de ser contratado pelo clube onde brilharam os portugueses Rui Costa e Nuno Gomes.
A carreira de Astori durou 12 anos.
Astori deixa filha de dois anos, Vittoria, e deixa o futebol, “que tanto amava”