O último trabalho científico de Stephen Hawking foi terminado cerca de duas semanas antes do físico morrer, no início do mês de março. O trabalho contem as bases teóricas para a descoberta dos universos paralelos, avança o jornal espanhol ABC.

O artigo foi escrito em parceria com o colega Thomas Hertog, também ele físico britânico que há vários anos tenta provar a existência de um multiverso, uma realidade complexa na qual podem existir ao mesmo tempo vários universos, adianta o mesmo jornal. Chama-se “Uma Breve Saída da Inflação Eterna” (em inglês, “A Smooth Exit from Eternal Inflation”) e as últimas revisões foram aprovadas no passado dia 4 de março, dez dias antes do falecimento de Hawking. Segundo o jornal britânico The Sunday Times, o artigo vai ser publicado numa revista cientifica quando o processo de revisão estiver completo.

O trabalho que o físico deixa permite ainda construir uma sonda equipada com sensores específicos e capazes de recopiar provas da existência de outros universos paralelos ao nosso, adianta o espanhol ABC. Uma sonda que para o físico, seria capaz de, pela primeira vez, medir diretamente o multiverso. Até agora, os que tentaram mostrar a existência destes universos paralelos nunca conseguiram fazer previsões concretas.

Thomas Hertog, professor de física na Universidade Lovaina, na Bélgica, disse que o artigo escrito com Hawking pretende “transformar a ideia do multiverso num marco científico comprovado”. Se se conseguir provar que existem, afinal, vários universos, os autores do artigo vão ser premiados com o Nobel. No entanto, apenas Thomas Hertog poderia receber o prémio, uma vez que os prémios da academia sueca não são entregues a título póstumo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Morreu Stephen Hawking, o génio da Física que resistiu à doença com humor

Stephen Hawking faleceu no passado dia 14 de março, aos 76 anos, na sua casa em Cambridge. Sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica desde os 21 anos, mas surpreendeu a comunidade médica por conseguir viver mais de 50 anos com a doença.

A obra mais conhecida que escreveu é “Uma Breve História do Tempo”, um dos livros mais vendidos do mundo.  Além dos trabalhos publicados, Stephen Hawking foi professor na Universidade de Cambridge e fez parte de uma das mais importantes pesquisas no ramo da física, a “Teoria de Tudo”, que deu também nome ao filme que foi feito sobre o cientista, me 2014.

(Artigo corrigido às 12:00 de quinta-feira, dia 22, com a alteração do termo “multiuniversos” para a designação correta, multiversos)