Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Já foi publicado o livro que Stephen Hawking estava a escrever antes de morrer, a 14 de março de 2018. “Brief Answers to the Big Questions” tem 230 páginas ao longo das quais um dos mais consagrados cientistas da modernidade disserta sobre as grandes questões da humanidade em busca de respostas. Hawking escolheu dez temas: fala dos buracos negros, da existência de Deus, do Big Bang, do futuro e das viagens no tempo. E também da vida inteligente, da necessidade de colonizar o espaço, ou daquilo que devemos esperar do futuro. E ainda da escassez de tempo: “Tenho bem noção da preciosidade que o tempo é. Aproveite o momento. Aja agora”.

O Observador reuniu com físicos teóricos, cosmólogos e investigadores portugueses para traduzir os pensamentos de Stephen Hawking, numa espécie de dicionário hawkinguês-português. É uma viagem pela mente de um génio e sobre cinco dos grandes temas deste seu livro póstumo. As respostas de que precisa para a viver em pleno segundo ele podem ter respostas curtas ou longas. Mas estas últimas são devidamente explicadas pelos especialistas.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.