455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Astrofísica

E=mc²

Proteínas ajudam na deteção da Esclerose Múltipla

Estudo da Universidade de Coimbra permite avanços importantes no diagnóstico da Esclerose Múltipla. "Podemos classificar um doente com 80% de certeza, avaliando oito proteínas específicas"  
E=mc²

Qual impacto do mercúrio do Ártico na nossa vida?

Cientistas portugueses visitam Ártico para avaliar impacto do mercúrio libertado pelo solo gelado na vida animal e humana: "Há risco deste elemento entrar na cadeia alimentar", explica João Canário.
E=mc²

Novos fármacos para contrariar o envelhecimento

Ainda estamos longe do "elixir da eterna juventude", mas há "um grupo novo de fármacos, em desenvolvimento" que podem interferir no envelhecimento. No entanto há riscos: o cancro. 
E=mc²

Como resolver os mistérios do Sistema Solar?

Portugueses vão utilizar simulador da NASA e tentar responder às perguntas sobre vida fora da Terra. Saiba tudo com o investigador, João Dias, do  Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
E=mc²

Calor extremo vai provocar mais mortes em Portugal

É o que prevê a investigação da Universidade de Coimbra com uma metodologia inédita no país. Mónica Rodrigues, autora do estudo, diz que comparando com a AMP, "Lisboa apresenta dados mais alarmantes".
E=mc²

Mortes por tuberculose aumentaram na Europa

Conceição Gomes, presidente da Comissão Tuberculose da SPP, explica que aumento se deve a um "atraso no diagnóstico" e à presença de outros problemas de saúde que agravam o estado da doença.
E=mc²

As mais antigas pegadas de elefante

Este artigo documenta um trabalho de investigadores portugueses e estrangeiros. Investigação que resultou na primeira descoberta de pegadas com cerca de 120 mil anos numa camada de areias interdunares
E=mc²

Míssil Kinzhal. O que é que o torna mais perigoso?

Daniel Pinéu, especialista em conflito internacional, explica que este míssil pode ultrapassar em "10 vezes a velocidade do som". Voa mais rápido e mais longe, sendo "praticamente impossível de deter"
E=mc²

São Jorge. "Pode ocorrer sismo de maior magnitude"

O professor e investigador José Madeira lembra que "os enxames sísmicos" nos Açores são normais, mas explica que situação pode agravar. Cenário semelhante a La Palma é possível.
E=mc²

Estrelas pela Ucrânia, astronomia solidária

"De Portugal vemos as estrelas que brilham na Ucrânia, pois partilhamos o mesmo céu". É este o mote para o evento solidário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço para ajudar os ucranianos.
E=mc²

"Rússia não deverá desistir do programa espacial"

Astrónomo José Augusto Matos garante que a "corrida ao espaço deve ser dos poucos setores a não ser afetado com a guerra". "Russos irão continuar a investir e a cooperar internacionalmente", diz.
E=mc²

Mulher curada do VIH. Como?

A mulher foi curada após o transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical resistentes ao vírus. Bruna Moreira, investigadora do departamento de I&D, explica o potencial destas células
E=mc²

As memórias que emergem com a seca

A seca trouxe de volta aldeias fantasmas antes submersas pela água das barragens. João Porfírio e Diogo Ventura contam-nos como foi a experiência de descobrir o que estes restos têm para contar
E=mc²

Ossadas do séculos XVII descobertas em Portugal

Estudo revela que ossadas descobertas num concheiro pré-histórico do Cabeço da Amoreira, em Santarém, pertencem a um homem originário da África Ocidental que terá vivido entre os séculos XVII e XVIII.
E=mc²

Português lidera equipa que encontra exoplaneta

Este novo planeta foi encontrado em órbita da estrela mais próxima do Sol. O investigador João Faria explica que "tem 1/4 da massa da Terra" e diz que "é difícil haver condições para existir vida".
E=mc²

Achado fóssil de barata com 300 milhões de anos

Paleontólogos da Universidade de Coimbra descobrem fóssil de barata primitiva na bacia do Buçaco. O investigador Pedro Correia explica que "é um representante muito ancestral das baratas de hoje".
E=mc²

Epilepsia manifesta-se mais nas crianças. Porquê?

Mónica Vasconcellos, médica no CHUC e presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria, explica que a epilepsia tende a atacar "os cérebros mais sensíveis". Como "é o caso das crianças e idosos".
E=mc²

Afinal, o Homo sapiens chegou mais cedo à Europa?

O Homo Sapiens terá chegado à Europa há 54 mil anos, segundo um trabalho divulgado na revista Science Advances. O arqueólogo João Zilhão afirma que "não está provado que os restos sejam daquela época"
E=mc²

Linfoma. IPO Porto já usou imunoterapia inovadora

Equipa foi convidada a participar num teste internacional com imunoterapia de células CAR-T para tratar mielomas. Mário Mariz, diretor da Clínica de Hemato-Oncologia do IPO Porto, faz o balanço.
E=mc²

Paraplégicos voltam a andar graças a implante

Implantes eletrónicos permitiram que três paraplégicos voltassem a andar. O diretor clínico do Spine Center, Luís Teixeira, aplaude a conquista, mas explica que "há muito caminho a percorrer" na área.
E=mc²

Testada nova intervenção para doentes oncológicos

Intervenção visa melhorar a qualidade de vida de doentes oncológicos mais velhos com uma ponte entre o sistema de saúde, social e outros serviços. Investigadora Maja de Brito explica o conceito.
E=mc²

Descoberta uma variante altamente virulenta do VIH

Virologista João Braz Gonçalves explica que, apesar de ser "uma estirpe mais infeciosa", "não há motivo de alarme". Os casos detetados fazem parte de "um grupo de pessoas sem adesão à terapêutica".
E=mc²

Plano Europeu de Luta contra o Cancro. Como fun...

No Dia Mundial Contra o Cancro, falamos do Plano Europeu de Luta contra o Cancro. António Quintela, coordenador de Oncologia do Hospital CUF Descobertas, explica-nos quais as suas linhas de atuação.
E=mc²

Viagem a Marte. Hibernar astronautas é viável?

Estudo liderado pela Agência Espacial Europeia diz que hibernação humana pode revolucionar viagens espaciais. Astrónomo Pedro Machado refere que isto "pode combater problemas como a atrofia muscular".
E=mc²

Colisão na Lua. Será visível de alguma forma?

O astrónomo José Augusto Matos diz que é "uma situação rara". Explica que a colisão irá "ocorrer no lado oculto da Lua" e não iremos vê-la. Fala ainda sobre a tempestade geomagnética que está por vir
E=mc²

Produto natural repele mosquitos que causam doença

Um projeto da UC desenvolveu produtos para repelir mosquitos que causam doenças como Dengue. São naturais, não são tóxicos nem prejudicam o ambiente, garante o coordenador do projeto Hermínio Sousa.
E=mc²

Dar amendoins a crianças alérgicas ajuda?

Ana Castro Neves, imuloalergologista dos Lusíadas e membro do grupo de interesse de alergia alimentar da SPAIC, explica como funcionam este tipo de intolerâncias e se é possível combatê-las.
E=mc²

Usar CO₂ para produzir energia geotérmica?

Equipa da Universidade de Coimbra desenvolveu equipamento que permite testar viabilidade da utilização de CO₂ para produzir energia geotérmica. A investigadora Cecília Santos explica como.
E=mc²

Erro na divisão celular? 2 casos de doença rara

Estudo internacional desvenda mutações no gene BUB1 responsáveis por distúrbios no desenvolvimento. Raquel Oliveira, investigadora do Instituto Gulbenkian de ciência, explica-nos mais.
E=mc²

"Em 2050, metade da população irá ser míope"

"São números preocupantes", alerta Catarina Paiva, oftalmologista pediátrica do Centro Hospitalar de Coimbra. Já está disponível em Portugal uma lente para travar a progressão da miopia das crianças.
E=mc²

BioLab. "Laboratório à disposição da comunidade"

O BioLab Lisboa "aproxima o cidadão da ciência". Os lisboetas "passam a ter acesso a equipamentos" de laboratório, explica Ricardo Dias, cientista da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
E=mc²

Será que temos candidata a nova Lua?

Caso se confirme, esta exolua é duas vezes maior do que a Terra. O astrónomo José Augusto Matos diz que "só em 2023 haverão certezas", mas que "é provável que existam muitas exoluas noutros planetas".
E=mc²

Moléculas inteligentes. O que são?

São moléculas importantes no domínio da nanotecnologia "desenhadas para uma função específica controlada por nós". O investigador Sérgio Domingos ganhou uma bolsa europeia sobre investigação na área.
E=mc²

As cascas de camarão podem ser reutilizáveis?

Investigadores da Universidade do Porto vão usar resíduos das cascas de camarão, que geralmente vão para aterro, para produzir aminas a serem usadas na produção de fármacos, plásticos e detergentes.
E=mc²

Equipa faz filete de robalo in vitro. Quer provar?

Para criar o filete, a equipa vai usar extrato de alga, células estaminais de robalo e impressão 3D. Frederico Ferreira, líder da equipa deixa a garantia: "pode não saber a robalo, mas vai saber bem".
E=mc²

Covid-19: "A maior crise de saúde da história"

Enfrentamos a Ómicron mas já se fala da combinação desta variante com a Delta. António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia explica que é raro e pede "serenidade" às pessoas.
E=mc²

Tratar covid-19 com células estaminais é possível?

Tratamento experimental usa células estaminais do cordão umbilical. Já tem autorização do Infarmed e está disponível em Portugal, diz Francisco Santos, diretor de terapias celulares da Crioestaminal.
E=mc²

Já pode descontaminar máscaras de forma simples

Uma equipa da Universidade de Coimbra estudou três formas de descontaminar vários tipos de máscaras, com uma eficácia de praticamente 100%, explica o coordenador do estudo, o professor Marco Reis.
E=mc²

Implantada a 1º prótese à medida exata do coração

Pela primeira vez em Portugal, a válvula cardíaca tricúspide foi substituída por uma prótese feita à medida do coração. "É moldável, cabe num cateter com 6 cm", explica cardiologista Rubén Ramos
E=mc²

O cheiro ativa memórias. Porquê?

Um grupo de investigadores da fundação Champalimaud estudou o que acontece no cérebro para que o cheiro nos transporte no tempo e no espaço
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.