Stephen Hawking

Voz de Hawking vai ser enviada para buraco negro

Esta sexta-feira será enviado para o espaço um registo da voz sintetizada do astrofísico Stephen Hawking, quando as suas cinzas forem depositadas na Abadia de Westminster, em Londres.
Stephen Hawking

A última teoria de Hawking sobre o universo

O universo é finito e mais simples do que pensamos. Esta foi a última ideia que Stephen Hawking partilhou com o mundo sobre a origem do universo antes de morrer. Agora o estudo foi tornado público.
Stephen Hawking

Paulo Moniz estudou com Hawking: "Era esmagador"

Paulo Moniz almoçava com Stephen Hawking em Cambridge. Lembra-se da personalidade vincada, de escrever nas mesas, de querer a confiança "do génio quase mágico". Se o visse outra vez, pedia desculpa.
Stephen Hawking

Universos paralelos: o último trabalho de Hawking

O artigo "Uma Breve Saída da Inflação Eterna", escrito com o também físico Thomas Hertog, descreve e explica a existência de um multiverso e ficou terminado dias antes de Hawking morrer.

Cinzas de Hawking serão enterradas junto a Newton

Os restos mortais do físico, que morreu no dia 14 de março, vão ser enterrados na Abadia de Westminster, junto de cientistas como Isaac Newton , Charles Darwin, J.J Thompson e Ernest Rutherford.
Stephen Hawking

E se Stephen Hawking tivesse poliomielite?

Um médico norte-americano acredita que Stephen Hawking tinha poliomielite e não esclerose lateral amiotrófica. O físico britânico foi diagnosticado aos 21 anos e viveu mais 55 anos do que o esperado.
Stephen Hawking

Quem são os herdeiros de Stephen Hawking?

Robert, Lucy e Timothy são os três filhos do físico britânico e herdam agora o seu legado. "Lembrem-se de olhar para cima, para as estrelas, e nunca para os pés", disse Hawking em 2010

Silêncio

Comecei a escrever este texto em Janeiro de 2017, após ver a adaptação cinematográfica de Scorsese do “Silêncio” de Shusaku Endo. Recupero-o na morte de Stephen Hawking, que viveu uma vida em silêncio

A polémica homenagem de Neymar a Stephen Hawking

O jogador brasileiro prestou homenagem a Stephen Hawking, físico inglês que faleceu esta quarta-feira, mas não foi bem aceite pela maioria dos internautas, que já criticaram a foto postada por Neymar.

A ironia e humor de Stephen Hawking

Um dos homens mais brilhantes do mundo também ficou conhecido pela forma satírica e hem disposta como enfrentava a vida. Veja no vídeo algumas das intervenções mais inspiradas em séries e talk shows
Stephen Hawking

A luz que vem do escuro aos atropelos

Sempre nos interrogáramos se todos aqueles atropelos da temível cadeira de rodas seriam assim tão acidentais. O sentido de humor britânico é lendariamente retorcido e Hawking tinha-o em abundância.

A "revolução" de Hawking em três teorias

Hawking "tirou-nos do abismo". Torceu o nariz a Einstein, questionou se Deus era o que existia antes do Big Bang e provou que a nossa sepultura não tem de ser um buraco negro.

Os portugueses que guiaram Hawking por Lisboa

Sónia Guerreiro e Daniel Silva, que acompanharam Stephen Hawking nas últimas três visitas a Lisboa, recordam ao Observador os momentos em que privaram com um homem genial.

"Think big". Tudo o que ele disse na Web Summit

Numa lição-surpresa na Web Summit, em Lisboa, Stephen Hawking falou do desafio da Inteligência Artificial e deixou alertas para o futuro. Veja o video legendado e leia aqui o discurso na íntegra.

Os 17 livros de Hawking que pode ler em português

Stephen Hawking, um dos físicos mais lidos do mundo, tem 17 livros editados em português, desde o inevitável "Breve História do Tempo" às aventuras infanto-juvenis de George, o explorador espacial.

A vida e a morte em 27 frases de Stephen Hawking

"Não compararia as descobertas científicas com sexo, mas duram mais tempo". Deus, a ciência, os extraterrestres, a doença e outras lições de vida em 27 frases de Stephen Hawking.
Stephen Hawking

A "Breve História de Hawking"

No dia da morte de Stephen Hawking, o Observador publica um capítulo do livro "A Minha Breve História" (Gradiva), em que o físico recorda o momento em que descobriu a doença e o casamento com Jane.

O mundo reage à morte de Stephen Hawking

Do ministro da Ciência português a Theresa May e Katy Perry, são muitos os que já comentaram a morte de Stephen Hawking, elogiando o legado do cientista.

Os vídeos mais marcantes de Stephen Hawking

Apareceu em "A Teoria do Big Bang", onde conversou com Sheldon Cooper. Deu uma TED Talk sobre o universo. E simulou uma ida ao espaço num avião da NASA. Eis os melhores vídeos de Stephen Hawking

Morreu Stephen Hawking. Do génio à doença e humor

O físico britânico morreu na madrugada desta quarta-feira aos 76 anos, confirmou a família. "O nosso pai foi um grande cientista e um homem extraordinário", afirmaram os filhos em comunicado.
Web Summit

A aula surpresa de Stephen Hawking na Web Summit

Não, não foi Madonna. A Web Summit teve um convidado especial em vídeo: o físico Stephen Hawking. E veio falar de inteligência artificial - o símbolo ou a destruição da humanidade?

Cambridge divulga tese de Stephen Hawking

A Universidade de Cambridge divulgou pela primeira vez de forma gratuita a tese de doutoramento de Stephen Hawking e os servidores da instituição foram abaixo por excesso de procura.

Stephen Hawking apela que homem volte à Lua

"Estou convencido que os seres humanos precisam de sair do planeta Terra", diz o físico britânico Stephen Hawking, que defende também que se volte a enviar astronautas para a Lua.

Stephen Hawking está na Madeira

Como tinha prometido, o conhecido físico britânico regressou à Madeira. Segundo o Diário de Notícias do Funchal, Stephen Hawking disse ao ver a paisagem: "O universo é grande com locais como este".
Brexit

Stephen Hawking quer Reino Unido na UE

O astrofísico britânico Stephen Hawking figura entre 150 académicos (cientistas, matemáticos, engenheiros e economistas de Cambridge) que querem o Reino Unido na União Europeia.

Homem pode marcar "auto-golo" fatal em 100 anos

A pesquisa científica sôfrega, para tentar melhorar as vidas através da ciência e da tecnologia, poderá acabar por levar a Humanidade para o abismo, avisa o astrofísico Stephen Hawking.

Stephen Hawking: buracos negros têm porta de saída

"Se sentir que está num buraco negro, não desista. Há uma saída." O conceituado físico Stephen Hawking diz ter encontrado uma forma da informação sair do buraco negro.
Esclerose Lateral Amiotrófica

Suicídio assistido? "Sim, se me sentisse um fardo"

Stephen Hawking voltou a falar sobre a morte medicamente assistida. Mas diz que o que quer é desvendar os segredos do universo. Assim a lucidez lho permita.
Música

Hawking dá resposta perfeita sobre One Direction

Talvez Zayn Malik não tenha deixado a banda One Direction, como foi noticiado em março. A explicação é de Stephen Hawking, astrofísico que foi confrontado com uma pergunta "finalmente importante".
Cultura

Hawking? “Acho um milagre que ele ainda esteja vivo"

De passagem por Lisboa, a ex-mulher de Stephen Hawking admitiu que "A Teoria de Tudo" não mostra um quarto das dificuldades por que passou. E que a vida do cientista ateu, para ela, é um milagre.
Cinema

O corpo tolhido e a cabeça no cosmos

Eddie Redmayne interpreta Stephen Hawking em “A Teoria de Tudo”, um filme baseado no livro da primeira mulher do físico. Um papel que, por razões óbvias, tem escrito “Óscar” por todo o lado.
Stephen Hawking

Inteligência artificial pode destruir os humanos

Em entrevista à BBC, o astrofísico britânico alertou para os perigos da inteligência artificial, afirmando que esta pode vir a superar os humanos.

A primeira mensagem de Stephen Hawking no Facebook

Primeiro a rainha de Inglaterra e agora Stephen Hawking. O físico deixou a sua primeira mensagem numa rede social - "sejam curiosos", disse aos seus fãs no Facebook.

Deus

Hawking mostrou uma enorme indiferença pelas questões propriamente filosóficas, uma indiferença impensável nos grandes físicos da primeira metade do século XX (Einstein, Heisenberg, Bohr entre outros)
Religião

O deus de Stephen Hawking

Para os cristãos, Deus fez-se carne; para Hawking, Deus fez-se ciência, e é por isso que não hesita em reivindicar para a ciência todos os tradicionais atributos divinos, menos os “milagres”

"Não há Deus nenhum", afirma Stephen Hawking

Em Espanha para participar num congresso de astronomia - campo onde é considerado uma das mentes mais brilhantes de sempre - Stephen Hawking apela a que não se corte o financiamento à investigação.
Cinema

Filme sobre vida de Stephen Hawking já tem trailer

"The Theory of Everything" (A teoria de tudo) é o nome do filme que vai contar a vida do astrofísico britânico.