A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) mandou fechar as instalações onde se encontram os três helicópteros Kamov que pertencem ao Estado e que se encontram, neste momento, em manutenção. Os responsáveis da Proteção Civil deram ordem de expulsão às equipas russas que estavam a trabalhar nos arranjos das aeronaves, confirmou a ANPC à Lusa.

A informação foi inicialmente avançada pelo jornal Público esta quarta-feira, que citava um comunicado da Everjets, empresa responsável pela manutenção dos helicópteros do Estado. De acordo com a nota citada pelo jornal, a ANPC “encerrou e selou as instalações onde estão guardados os helicópteros do Kamov, expulsando dos hangares equipas russas que procediam à manutenção das aeronaves”.

O presidente da Everjets, em declarações à TSF, garante que os mecânicos russos que estavam a fazer a manutenção dos aparelhos se sentiram “muito furiosos” quando foram expulsos do hangar onde estavam os helicópteros, em Ponte de Sor. Ricardo Dias afirma mesmo que os técnicos russos sentiram que estavam implicitamente a ser acusados de roubo.

A Proteção Civil, em comunicado, confirmou o encerramento do hangar, que se deveu a movimentação de material sem ter sido identificado e sem autorização. “O hangar da ANPC sito em Ponte de Sor, onde se encontra localizada a frota de helicópteros Kamov, propriedade do Estado português, foi na terça-feira interditado pela ANPC em virtude de se ter constatado a movimentação de material da mencionada frota, por parte da Heliavionics (subcontratada da Everjets, S.A.), sem ter sido efetuada a identificação do referido material, nem ter sido solicitada a necessária autorização, tendo tal facto sido logo comunicado à Everjets, S.A”, refere a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) em comunicado.

Aquela entidade considera que o encerramento do hangar foi “a única medida que, no imediato e face à omissão de qualquer atuação ou esclarecimento por parte dos técnicos da Everjets presentes no local”, permitiu acautelar “os bens da ANPC e o interesse público subjacente”. “Salienta-se que foram solicitados à Everjets, S.A. os necessários esclarecimentos, em ordem a que, caso se encontrem reunidas as condições para tal, seja reaberto o hangar e retomados os trabalhos com a normalidade necessária e desejável”, concluiu.

No comunicado enviado ao Público, a Everjets avisava que, perante esta contrariedade, os helicópteros poderiam não estar prontos a tempo da época de fogos. Com esta decisão da ANPC, a empresa “vê-se assim impossibilitada de cumprir os objetivos e garantir a prontidão das aeronaves que fica seriamente comprometida”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR