O Sporting repetiu o resultado alcançado em Oliveira de Azeméis há duas semanas e voltou a vencer a Oliveirense por 3-2 na segunda mão dos quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins. Com este resultado, os leões são a segunda equipa apurada para a Final Four da prova, defrontando na meia-final outra equipa portuguesa, o FC Porto, que goleou o Benfica por 9-2 no Dragão depois do triunfo encarnado na Luz por 3-2.

Em paralelo, e agora que está confirmada a passagem à Final Four, o Sporting tentará ficar com a organização da fase final da principal prova europeia de clubes da modalidade, apresentando uma candidatura com o Pavilhão João Rocha, inaugurado esta temporada e que tem a capacidade para 3.000 espetadores.

Ao contrário do que aconteceu na primeira mão, o arranque de jogo teve menos motivos de interesse mas só foi preciso esperar quatro minutos para o capitão leonino João Pinto inaugurar o marcador. Ainda na primeira parte (19′), Vítor Hugo, num lance de estratégia bem desenhado, aumentou para o 2-0 com que se atingiu o intervalo. Apesar da desvantagem no resultado e na eliminatória, o conjunto de Tó Neves nunca desistiu: Pedro Moreira fez o 2-1 logo a abrir o segundo tempo e Ricardo Barreiros teve oportunidade de empatar num penálti defendido por Ângelo Girão (32′).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vítor Hugo, num golo de ângulo impossível, fez o 3-1 que deu outro conforto aos leões no resultado aos 39′ e o máximo que o conjunto de Oliveira de Azeméis foi mesmo reduzir aos 46′ num livre direto de Pedro Moreira. Desta forma, ficou confirmada a passagem do Sporting às meias-finais da Liga Europeia, algo que já não acontecia desde a longínqua temporada de 1988/89 (entretanto a modalidade foi extinta no clube).

De referir que, em relação à outra meia-final, o Barcelona também já garantiu presença na Final Four, após vencer na Catalunha os italianos do Follonica por 5-1 após um empate a três golos na primeira mão com golos de Matías Pascual, Alabart, Pau Bargalló, Lucas Ordoñez e Xavi Barroso. Banini reduziu a meio da segunda parte. Os blaugrana vão agora defrontar o Reus, que conseguiu uma grande reviravolta na eliminatória: depois de ter perdido por 4-1 na Catalunha, bateu o Liceo por 7-2 em casa e garantiu a última vaga na Final Four da competição.