Histórico de atualizações
  • E por hoje é tudo! Acompanhámos a par e passo todas as incidências antes, durante e depois do clássico entre Benfica e FC Porto, que terminou com o triunfo dos dragões por 1-0 com golo de Herrera aos 90 minutos. Entretanto, continue a acompanhar todo o rescaldo à jornada que colocou o Campeonato do avesso quando faltam apenas quatro jornadas por disputar. Voltamos na próxima quarta-feira com mais um jogo grande: Sporting-FC Porto, em Alvalade, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal que terá também o Caldas-Desp. Aves. Até lá, boa noite!

  • O clássico deste domingo foi sofrido. E estas fotografias falam por si.

    O sangue, suor e lágrimas em 12 imagens

  • Houve alguma polémica à mistura no jogo entre Benfica e FC Porto. Tire as suas próprias conclusões com estes vídeos.

    Benfica pediu penálti aos 92 minutos. Os casos do Benfica-FC Porto

  • Como reagiram os adeptos que, a partir das bancadas, iam sofrendo com os jogadores? Assim, como mostram estas imagens.

    As imagens de quem sofreu nas bancadas

  • O golo de Hector Herrera olhado à lupa, desde o remate até ao momento em que cedeu às lágrimas.

    A anatomia de um golo, do remate às lágrimas de Herrera

  • Foi como se Herrera quisesse tirar um peso dos ombros: é que ofereceu um canto ao Benfica que acabaria num golo vermelho e num empate no marcador. Hoje redimiu-se.

    A redenção de Herrera, 891 noites depois (a crónica do Benfica-FC Porto)

  • É a Hector Herrera que o Futebol Clube do Porto deve a recuperação da liderança do campeonato no jogo frente ao Benfica. Conheça o homem do momento.

    Herrera, o patinho-feio que virou cisne. “Sou a pessoa que mais quer ganhar neste clube”

  • Pinto da Costa esteve à conversa com os jornalistas sobre o jogo. Nem em casa alheia resistiu a deixar uma farpa ao Benfica.

    Pinto da Costa: “Se fosse bruxo o Benfica teria falado comigo”

  • Então e agora? O Bruno Roseiro foi olhar para o calendário e resumiu o que vai acontecer daqui para frente com os quatro grandes do futebol português até à final do campeonato.

    FC Porto ganha fogo, Benfica perde gás, Sporting recupera fôlego: o que falta jogar na Liga?

  • A Mariana Fernandes esteve no Centro Comercial Colombo, nas vizinhanças do Estádio da Luz, enquanto o Benfica jogava contra o Futebol Clube do Porto.

    Fomos passar uma tarde no Colombo em dia de Benfica-FC Porto. E pôr fim a três mitos

  • Sete detidos e seis polícias feridos nos confrontos na Luz

    O Benfica-FC Porto terminou da pior forma, com graves incidentes que obrigaram a um carga policial mais musculada e até ao disparo de alguns tiros de bala de borracha. Num primeiro balanço, estão confirmadas sete detenções e seis polícias feridos.

    Após o final do jogo, a confusão terá começado entre as portas 10 e 19, percebendo-se logo aí que alguma coisa não estava bem sem se saber ao certo o que tinha desencadeado a intervenção policial. Tudo aponta para que os problemas tenham começado ainda no interior do recinto, alastrando-se depois para as imediações da Luz. A seguir, choveram pedras, garrafas e petardos contra as forças policiais, que reagiram em força e foram atrás dos adeptos que tinham estado nos distúrbios.

    “Os adeptos do Benfica envolveram-se em desordem entre eles, o que obrigou a intervenção policial para cessar os desacatos, tendo à posteriori os adeptos do Benfica virado a sua agressividade para os polícias, o que obrigou ao emprego da força de forma mais musculada. A PSP, com calma, teve de ir retirando os adeptos mais problemáticos do interior do recinto desportivo, sendo que obrigou a meios coercivos. Durante o uso da força, houve arremesso de muitos objetos por parte dos adeptos do Benfica, nomeadamente pedras e garrafas, tendo obrigado a uma vaga de dispersão, retirando esses adeptos para o exterior”, referiu o comandante Sérgio Soares numa espécie de primeiro balanço a todos os incidentes registados.

    “Temos sete detidos, seis polícias feridos por arremesso de garrafas e pedras e houve a necessidade de fazer recurso a meios coercivos. O que a polícia quis foi retirar os adeptos do complexo, repor e normalizar a ordem pública no recinto. Depois houve necessidade de limpar as ruas ao redor. O balanço era positivo até ao momento, mas tudo fizemos para que tudo corresse da melhor forma. Os desacatos começaram no topo sul do estádio, entre adeptos do Benfica. Tivemos de intervir para cessar os mesmos ainda dentro do recinto”, acrescentou o responsável policial.

  • Benfica perdeu na Luz para a Liga 47 jogos depois

  • Pinto da Costa: "Se fosse bruxo o Benfica teria falado comigo"

    Pinto da Costa disse que o FC Porto procurou a vitória até ao fim e considerou que o Benfica, a determinada altura, começou a preferir segurar o empate que se verificava. O presidente do FC Porto falou também do golo de Herrera: “Fomos felizes porque marcar aos 90 minutos é sempre uma felicidade mas, curiosamente, foi um golo espetacular de um jogador que merecia realmente coroar a sua exibição com tento alcançado”.

    Sobre se a equipa vai conseguir manter a liderança nas quatro jornadas que faltam, Pinto da Costa disse que não sabe o que pode acontecer e mandou uma farpa ao Benfica: “Se fosse bruxo, naturalmente que o Benfica, em vez de ter ido ao de Fafe, teria falado comigo”.

  • A saída dos adeptos do FC Porto da Luz

  • Terão sido disparados alguns tiros pela polícia na Luz

    Grande confusão na Luz, com a polícia a ser obrigada a intervir em força. Além da carga policial, terão sido disparados alguns tiros para o ar. Como se percebeu, houve arremesso de muitos objetos em direção da polícia, que fez pelo menos uma detenção e alguns feridos. A polícia estará também tentar cercar alguns adeptos que entretanto subiram para a zona do Alto dos Moinhos

  • Clássico foi decidido no minuto 90 ou descontos pela primeira vez fora

  • O momento que decidiu o clássico, em imagens

  • Rui Vitória: "Isto ainda não acabou"

    O treinador do Benfica já reagiu ao clássico na flash interview: “Tivemos uma primeira parte boa, mais no meio campo adversário, mais à procura do golo. Podíamos tê-lo feito ainda na primeira parte e se calhar aí talvez se justificasse a vitória da nossa parte. Mas depois uma segunda parte mais da parte do FC Porto acabou por equilibrar”. O treinador do Benfica disse também que a equipa de Sérgio Conceição marcou no único remate enquadrado com a baliza de Bruno Varela: “Foi um remate à entrada da área que o adversário aproveitou. Estou convencido de que o resultado mais justo seria o empate”.

    Rui Vitória afirmou ainda que é “óbvio” que a equipa está triste mas não deita a toalha ao chão: “Agora é continuar porque, de facto, já estivemos em momentos piores, mesmo durante esta época e isto ainda não acabou. Faltam quatro jornadas e temos a noção clara de que vamos disputá-las com muita determinação”.

    Sobre o lance já perto do final do jogo em que o Benfica ficou a pedir penálti sobre Zivkovic, Rui Vitória preferiu não comentar: “Estar agora a falar deste lance é para vocês, é para quem quiser analisar. Estar a falar é não analisar aquilo que de momento mais me interessa. Não foi essa a minha postura até aqui. Agora, quem tiver que analisar que analise e tirem as suas conclusões”.

  • Carga policial no exterior do estádio da Luz após o jogo

    Problemas na Luz após o final do jogo com uma carga policial no exterior do recinto. Ainda não se percebeu ao certo o que se passou, mas existe um enorme dispositivo policial e intervenção da polícia de choque na zona entre as portas 10 e 19

  • Rui Vitória nunca ganhou ao FC Porto em 19 jogos

1 de 9