No mundo automóvel, o Devel Sixteen é o Godzilla dos desportivos, pois não há nada que se aproxime da imensa potência do seu motor. O Bugatti Chiron oferece aos seus condutores 1.500 cv e o Koenigsegg Agera RS 1.360 cv, mas até este último recorre a um motor Mercedes, pois conceber uma mecânica possante para produzir em volume reduzido é um luxo a que só a Bugatti se pode dar (e apenas porque tem o Grupo Volkswagen por detrás, para pagar a conta).
O construtor concebeu um hiperdesportivo à moda do Dubai, ou seja, tudo à grande. O objectivo não era apenas bater a concorrência: era cilindrá-la. E, porque o dinheiro não era um problema – para aqueles lados, nunca é –, até se deu ao luxo de produzir um motor propositadamente para o brinquedo árabe. Ou melhor, para o hiperbrinquedo.
A unidade em causa é um imenso 16 cilindros distribuídos por um V tão comprido que parece que nunca mais acaba. É certo que o Bugatti possui igualmente um motor de 16 cilindros, mas divididos por uma espécie de W, o que reduz a quase metade o comprimento, tornando a sua arrumação a bordo substancialmente menos complexa. Pode ver aqui o motor a ser testado em banco de ensaio:
[jwplatform eI0mMqCR]
Além do número de cilindros, o Devel Sixteen impressiona ainda pela capacidade, uma vez que os seus 12,3 litros tornam mais pálidos os imponentes 8,0 litros do Chiron. Um pouco à semelhança do que acontece com a velocidade máxima, pois enquanto o Chiron está limitado a 420 km/h por causa dos pneus (para não comprometer a sua resistência), com o fabricante a afirmar que poderia chegar aos 460 km/h, o Devel Sixteen estima homologar uma velocidade máxima eventualmente superior a 500 km/h.
O hiperdesportivo árabe está disponível com uma versão base, animada por um V8 de 1.500 cv, proposto por 1,6 milhões de dólares, motor esse que depois anima uma versão mais possante, a LS, com 3.000 cv, que a Devel pretende comercializar por 1,8 milhões de dólares. Mas o crème de la crème é o Sixteen, de 5.070 cv, equipado com o V16 soprado por quatro turbocompressores, que fazem crescer água na boca a quem gosta destas coisas. Esta versão mais possante está à venda por 2 milhões de dólares, o que equivale a cerca de 1,61 milhões de euros – uma ‘pechincha’ face aos 2,4 milhões do Chiron.
Nas imagens agora reveladas, o Devel Sixteen é testado numa estrada no deserto – o que não falta no Dubai –, com o fabricante a anunciar que está a utilizar apenas 20% da pressão máxima prevista para os turbocompressores. Mas mesmo longe dos 5.070 cv, não deixa de ser impressionante a agilidade revelada pela ‘bomba’ árabe.
[jwplatform dYH7zZjg]