A próxima atualização para o sistema operativo móvel da Google, o Android, vai trocar o emoji de uma arma por uma imagem de uma pistola de água, divulgou a emojipedia. Depois do anúncio, a Microsoft divulgou no Twitter que vai fazer a mesma alteração. Outras empresas, como a Apple, a Samsung e o Twitter já tinham feito esta alteração.

Segundo a Microsoft, a alteração à imagem do emoji da pistola é feita para “refletir os valores” da empresa. A primeira empresa a mudar o símbolo de uma arma para uma pistola de água foi a Apple, em agosto de 2016, na sequência dos tiroteiros que aconteceram nos Estados Unidos nesse ano. Contudo, em 2013, como lembra a Business Insider, a Microsoft já tinha tentado fazer a alteração para uma arma de brincar, mas que voltou a alterar.

O WhatsApp, em 2017, fez a mesma mudança, embora o Facebook, que detém a app, ainda utilize uma arma normal de emoji. A Samsung e o Twitter fizeram a mudança já em 2018.

Para a Google, a alteração deve-se, além de evitar ferir suscetibilidades, à interação dos serviços de texto da empresa com os de outras plataformas ser semelhante. A alteração vai ficar disponível com a próxima atualização do Android, a 9.0.