ADSE

Presidente da ADSE, Carlos Liberato Baptista, apresenta demissão

Carlos Liberato Baptista renunciou esta segunda-feira ao cargo de presidente da ADSE, que ocupava desde janeiro de 2017. A notícia é avançada pelo Público.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O presidente da ADSE demitiu-se esta segunda-feira, disse fonte do Ministério da Saúde à Lusa. A mesma fonte disse ainda que Carlos Liberato Baptista alegou razões pessoais, que foram aceites pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Liberato Baptista vai, contudo, continuar em funções até que seja substituído. A notícia foi avançada pelo Público.

Carlos Liberato Baptista ocupava o cargo desde janeiro de 2017 e a renúncia à presidência acontece numa altura em que estavam a decorrer negociações com a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada com o objetivo de reformular a tabela de preços a pagar pela prestação de cuidados de saúde aos beneficiários da ADSE.

Soube-se, na semana passada, que o Governo quer intervir de forma mais ativa na gestão da ADSE e que impôs, por decreto, limites máximos aos preços pagos aos hospitais privados pelos medicamentos, próteses e cirurgias — decisão que foi criticada por alguns membros do conselho geral da ADSE.

Carlos Liberato Baptista começou por assumir, em janeiro de 2015, o cargo de diretor-geral da ADSE, mas só em 2017 foi convidado pelo atual Governo para assumir a presidência do instituto. Entre outros cargos, o até agora presidente da ADSE tinha sido também responsável pela gestão do sistema de saúde dos militares (ADM), secretário-geral da Associação Portuguesa de Segurança Social e vice-presidente da Associação Nacional dos Sistemas de Saúde.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Saúde

Choque de Gestão na ADSE

Rui Nunes
327

É exigência ética que os recursos que os funcionários e agentes do Estado colocam à disposição do conselho diretivo sejam usados de forma eficiente para garantir a sustentabilidade deste subsistema.

Saúde

ADSE: público e privado precisam um do outro

Ricardo Mena

Será essencial perceber se as várias negociações irão representar um ganho de qualidade de atendimento, prazos de resposta e reembolso mais rápidos assim como uma experiência positiva para os utentes.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)