Há um novo cântico para o Futebol Clube do Porto e já foi partilhado, esta quinta-feira, nas redes sociais. “Azul e Branco é o Coração” herda para o seu título um verso que já existia na letra de uma outra canção portista, normalmente cantada pelos adeptos em dia de jogo. A data da publicação da música não é um acaso: surge em vésperas de um fim de semana decisivo para o campeonato português. E a matemática está do lado do FC Porto — basta que o Benfica e o Sporting empatem no sábado ou que o Porto empate ou ganhe no domingo frente ao Feirense para que o clube azul e branco conquiste o ponto que lhe falta para ser campeão nacional.

Azul e Branco é o Coração

Esta música é tua. Prepara a tua voz.Domingo, o teu apoio é fundamental.Azul e Branco é o Coração ????#FCPorto

Posted by FC Porto on Thursday, May 3, 2018

A canção tem quase três minutos e foi publicada na página oficial de Facebook do Futebol Clube do Porto, ao início da tarde, com a mensagem: “Esta música é tua. Prepara a tua voz. Domingo, o teu apoio é fundamental.” O videoclip do cântico inclui imagens dos adeptos com bandeiras portistas, dos futebolistas em campo e alguns dos golos mais memoráveis do clube.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A canção foi criada por Alberto Indio, músico de 38 anos, natural do Porto, que canta música pop e rock. Tal como o próprio explica na página profissional que mantém no YouTube, este novo cântico oficial do FC Porto é uma adaptação da música “Oh Wie ist das schön”, da autoria de um escritor alemão chamado Walter Rothenburg.

A canção original, cujo nome significa “Oh, que bonito que isto é”, foi interpretada pelo Quarteto Comediante em 1951 e composta por Willibald Quanz para ser uma música popular. Uma das passagens dizia: “Um dia assim tão bonito como este, um dia assim nunca deveria acabar.  Estou tão feliz por isto que um dia assim nunca deveria acabar.”

A música acabou por tornar-se num cântico do futebol alemão, interpretado desde 2006 por Mickie Krause e que está para a Alemanha como “Vamos Lá Cambada” de Herman José está para Portugal.

Agora, a música serviu de inspiração a Alberto Indio, que também foi responsável pelos arranjos da melodia ao lado de Rodolfo Cardoso e de Artur Guimarães.

Só no Facebook do clube, “Azul e Branco é o Coração” já recolheu 346 mil visualizações.

A letra diz: “Porto é uma nação, eterno campeão. Azul e branco é o coração: Porto, jamais podem apagar a nossa história. Oh, meu Porto, dá-nos mais uma vitória: é invicta, indomável, imortal a cidade que deu nome Portugal.” E prossegue: “Com orgulho na pronúncia do norte, sou do Porto e vou ser até à morte. Há magia na bancada do Dragão: temos fé, orgulho, honra e tradição.”

O cântico parece ter agradado aos adeptos portistas, que já encheram a caixa de comentários da publicação. Um deles, Bruno Lopes, que tem na imagem principal do Facebook o próprio símbolo do FC Porto, admite que anda “a cantarolar” a música para a decorar até domingo: “A essa e à Penta Ciao, claro”, uma música feita para o Benfica — o clube dos encarnados precisa de ganhar ao Sporting no sábado para continuar na luta pelo título — e que resulta de uma adaptação da música “Bella Ciao”, popularizada em Portugal com a série “La Casa de Papel”.