(texto atualizado às 12h26)

É a fotografia do momento, aquela que foi inicialmente publicada na conta oficial de Instagram de Angela Merkel. Na imagem estão diferentes representantes dos países incluídos no grupo G7 — os mais industrializados no mundo –, numa reunião que já foi descrita pela imprensa internacional como “estranha” e “tensa”. Desse encontro sabemos que Trump propôs um espaço de livre comércio entre os membros do G7 e que ameaçou parar todas as exportações para países que mantêm a aplicação dos direitos aduaneiros a produtos norte-americanos. A par do que vem nas notícias deste fim de semana, a fotografia da reunião é, em si, particularmente reveladora.

Assinada por Jesco Denze, fotógrafo oficial do governo alemão para a cimeira, a fotografia mostra Donald Trump isolado, rodeado pelos restantes líderes, a começar por Angela Merkel, inclinada sobre o presidente norte-americano, com os braços firmes em cima da mesa. Segundo a BBC, a postura de Merkel faz perceber que a chanceler alemã está na vanguarda das negociações. O Washington Post acrescenta outra ideia, citando uma jornalista freelancer: de que a fotografia poderá ter sido “uma grande jogada” da parte da equipa de comunicação de Angela Merkel, que publicou uma imagem que pode ser facilmente transformada em memes — e é precisamente isso o que está a acontecer.

A fotografia está longe de ser a única que retrata o ambiente vivido na reunião de sábado. As equipas de comunicação de cada um dos líderes presentes na reunião tiraram fotografias que mostram diferentes protagonistas em diferentes momentos. São versões de uma primeira imagem que já se tornou viral.

Além do gabinete de Merkel, também outros líderes partilharam fotografias da reunião. É o caso do primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte, que publicou uma imagem em que aparece a segurar papéis, juntamente com Merkel e Macron — Trump está praticamente invisível, apenas se vê algumas madeixas do seu cabelo.

Também a equipa de Justin Trudeau divulgou uma imagem do encontro, talvez aquela onde os diferentes intervenientes aparecem mais descontraídos.

Macron publicou uma imagem na qual aparece em grande destaque, a gesticular e a aparentemente dominar a conversa.

Dos EUA vem uma fotografia com Trump no papel principal, muito à semelhança do tweet de John Bolton, que também foi assessor de George W. Bush.

A fotografia original, a primeira a ser partilhada nas redes sociais, é a de Angela Merkel. A mesma que está a ganhar destaque internacional e a ser alvo de várias interpretações. Há internautas que consideram que, na imagem, Trump está “absolutamente encolhido perante Merkel”. Outros manifestam uma opinião contrária.

https://twitter.com/TopherSpiro/status/1005494602181246976?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fmashable.com%2F2018%2F06%2F09%2Fangela-merkel-instagram-donald-trump-g7-summit-photo%2F

Na imagem, ao lado de Merkel estão John Bolton, conselheiro nacional para a segurança dos EUA, Kazuyuki Yamazaki, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês, Yasutoshi Nishimura, do partido que está no governo, Emmanuel Macron, presidente francês, Theresa May, primeira-ministra britânica, e Larry Kudlow, diretor do Conselho Económico Nacional dos EUA. Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, a quem Trump chamou de “fraco” e “desonesto”, não está nesta imagem, em particular, mas naturalmente esteve presente na já polémica reunião.

De todos os nomes enunciados, Trump — que ainda antes de a cimeira arrancar sugeriu que a Rússia deveria estar presente na respetiva reunião, causando mais tensão entre os diferentes intervenientes — é o único que está sentado, do outro lado da mesa, como se a mesa em si fosse uma barreira entre os EUA e os restantes países elencados no G7. Trump olha para Angela Merkel, de braços cruzados, e com uma expressão incaracterística no rosto.

Escreve a publicação Time que é “fácil” olhar para o presidente norte-americano como “fraco” e “defensivo” na respetiva imagem, precisamente por estar de braços cruzados e ser o único personagem sentado. O Mashable acrescenta que todos estão visivelmente tensos e que Merkel e os restantes líderes olham de cima para Trump.

O jornal The Huffington Post escreve que “uma fotografia magnífica” resume — independentemente da forma — a participação de Trump na cimeira do G7″.