789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Navio com 629 migrantes vai para Espanha

Este artigo tem mais de 5 anos

Depois de Itália e Malta se terem recusado a receber o navio com 629 migrantes, Espanha disse que irá receber a embarcação. "É nossa obrigação ajudar a evitar uma catástrofe humanitária"

O ministro do Interior italiano quer fechar os portos a embarcações com migrantes
i

O ministro do Interior italiano quer fechar os portos a embarcações com migrantes

LOUISA GOULIAMAKI/AFP/Getty Images

O ministro do Interior italiano quer fechar os portos a embarcações com migrantes

LOUISA GOULIAMAKI/AFP/Getty Images

Espanha irá acolher o navio Aquarius, com 629 migrantes a bordo — dos quais 123 menores não acompanhados e sete grávidas. “É nossa obrigação ajudar a evitar uma catástrofe humanitária e oferecer um porto seguro a estas pessoas, cumprindo desta maneira as obrigações do Direito Internacional”, referiu Pedro Sánchez, numa nota divulgada pela Presidência espanhola esta segunda-feira e citada pelo El País.

O “porto seguro” será Valência. “O Governo situará o porto de Valência como o porto seguro para esta operação humanitária que o governo de Espanha vai empreender com a ONU”, disse ainda o presidente da Generalidad Valenciana, Ximo Puig.

O presidente da Câmara de Valência já se tinha oferecido para acolher o navio. “Queremos evitar mais mortes no Mediterrâneo. Por isso pedi à vice-presidente [Mónica Oltra Jarque] que comecemos já a gestão”, lê-se no tweet de Joan Ribó.

Uma noite em alto mar depois de Itália e Malta se recusarem a receber navio

A embarcação passou a primeira noite no mar Mediterrâneo enquanto o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, continuava a fazer finca-pé, depois de Malta se ter recusado a receber o navio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Malta está a cumprir plenamente as suas obrigações internacionais e não vai receber o navio nos seus portos. Continuaremos, quando possível, a fazer retiradas individuais e humanitárias de emergência”, escreveu Joseph Muscat, na sua página de Twitter, este domingo, depois de Salvini e o ministro das Infraestruturas e Transportes, Danilo Toninelli, terem emitido um comunicado em que pediam a Malta para assumir “as suas responsabilidades”, “pela primeira vez desde há muito tempo”.

Para Malta, a questão não se coloca: a responsabilidade é dos italianos, uma vez que as operações de salvamento dos migrantes ocorreram numa zona marítima coordenada por Roma.

Itália recusa desembarque de 629 migrantes e pede a Malta que os acolha

Desde domingo à noite que não há qualquer tipo de comunicações da sala de operações em Roma, refere o jornal italiano La Repubblica. A última instrução que foi dada à embarcação da organização não-governamental (ONG) francesa SOS Mediterrâneo, com pessoal dos Médicos Sem Fronteiras, pelo Centro de Coordenação de Resgate Marítimo italiano foi para se manter na posição em que se encontrava: a 35 milhas náuticas (cerca de 65 quilómetros) de Itália e 27 (cerca de 50) de Malta.

O primeiro-ministro maltês voltou a recorrer à sua página de Twitter para dizer que está “preocupado” com as instruções dadas ao navio pelas autoridades italianas, uma vez que “vão manifestamente contra as regras internacionais e arriscam criar uma situação perigosa para todos os envolvidos”.

Mal acordaram, os migrantes, que passaram a noite uns debaixo do convés e outros ao relento — o Aquarius só tem capacidade para 550 pessoas –, deram logo conta de que o navio não se mexia e, enquanto lhes davam pão e chá, começaram a questionar o que se passava, relata o La Repubblica. Uma vez que a bordo há apenas comida e água para 48 horas, estão dois barcos junto do Aquarius para prestar auxílio tanto a nível médico como alimentar.

Isto porque, apesar de não ninguém ter problemas de saúde graves, estão a bordo pessoas que foram vítimas de tortura e violência durante longos períodos, pelo que apresentam alguns ferimentos e queimaduras.

“Salvar vidas é um dever, transformar a Itália num enorme campo de refugiados não”

Ainda esta manhã, Salvini voltou a dar conta da sua posição a propósito de uma outra embarcação de uma ONG alemã que está “ao largo da costa líbia à espera de fazer o enésimo resgate de imigrantes, obviamente para levar para Itália”.

“Associação alemã, embarcação holandesa, Malta não se mexe, França que rejeita, Europa que não se importa. Salvar vidas é um dever, transformar a Itália num enorme campo de refugiados não. A Itália parou de obedecer e desta vez HÁ QUEM DIGA NÃO”, lê-se na publicação de Facebook, acrescentando o hashtag “#chiudiamoiporti” (“fechemos as portas”).

O ministro das Infraestruturas e Transportes italiano afirmou, esta segunda-feira, que em breve “haverá uma resposta” e que há “víveres para alguns dias” no navio.

Danilo Toninelli, que pertence ao partido antissistema Movimento 5 Estrelas, disse à televisão SkyTg24 que Roma continua à espera “da resposta oficial de Malta” ao pedido italiano para que receba o navio.

“Não nos movemos desde a noite passada, as pessoas começam a questionar-se porque estamos parados”, escreveu hoje de manhã no Twitter a jornalista Annelise Borges, que está a bordo do navio.

#portichiusi vs #umanitàperta

O hashtag “#portichiusi” gerou um outro: “#umanitàperta” (“humanidade aberta”), que foi criado pelo site de informação Valigia Blu, refere o La Repubblica. Personalidades italianas e anónimos já utilizaram este hashtag nas redes sociais para expressarem solidariedade para com os migrantes e criticarem a atitude de Salvini. “Se há quem tenha a coragem de fazer ativismo hashtag na pele de seres humanos devemos opor #portichiusi com #umanitàperta.”

“Sobre Salvini não tinha qualquer esperança, mas sobre si, ministro Toninelli, pensava que fosse — ao menos — uma boa pessoa. E vocês, mulheres e homens que levaram o M5S [Movimento 5 Estrelas] ao governo, querem isto? Ser a roda sobresselente de um partido xenófobo?”, lê-se num tweet de Roberto Saviano, jornalista e autor do livro “Gomorra”.

“O porto de Nápoles está pronto para acolher”

Mas se Salvini quer fechar os portos italianos a embarcações com migrantes, vários presidentes de câmara italianos mostraram-se disponíveis para acolher o Aquarius, como por exemplo os de Messina, Palermo, Régio da Calábria e Nápoles.

“Se um ministro sem coração deixa morrer mulheres grávidas, crianças, idosos, seres humanos, o porto de Nápoles está pronto para acolher. Nós somos humanos, com um coração grande. Nápoles está pronta, sem dinheiro, para salvar vidas humanas”, escreveu o autarca de Nápoles, Luigi de Magistris‏, no Twitter.

“O nosso coração e grande, maior do que aqueles que querem especular sem um pingo de humanidade. Nós continuamos humanos”, referiu o presidente da Câmara de Régio da Calábria, Giuseppe Falcomatà, acrescentando que a “estratégia não pode ser a de fechar as portas sem critério”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora