Donald Trump ameaçou esta sexta-feira, mais uma vez, a União Europeia de que pode impor uma tarifas na ordem dos 20% sobre as importações de carros e componentes caso a União Europeia não elimine as taxas e barreiras que coloca às empresas norte-americanas. A imposição de taxas aduaneiras sobre a importação de automóveis afetaria na quase totalidade países que são tradicionais aliados dos Estados Unidos, especialmente Canadá, México, Japão e Alemanha.

“Se as tarifas e barreiras não forem quebradas e removidas em breve, iremos instituir uma taxa de 20% sobre todos os carros importados para os Estados Unidos. Construam-nos aqui!”, afirmou o presidente dos Estados Unidos, numa publicação na rede social Twitter.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1010166772912320513

A ameaça não é nova. Este é o quatro processo aberto pela administração de Donald Trump tendo em vista a imposição de taxas sobre importações para os Estados Unidos, três delas com o argumento de que essas importações prejudicam a segurança nacional dos Estados Unidos, ao abrigo de uma norma do Trade Expansion Act de 1962.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O argumento de que a importação destes produtos prejudicaria a segurança dos Estados Unidos é especialmente relevante considerando que mais de 95% das importações de carros e componentes são provenientes de países considerados aliados tradicionais dos Estados Unidos.

No topo desta lista estão a União Europeia (a Alemanha é quem mais exporta para os Estados Unidos), Canadá, Japão, México e Coreia do Sul.

O anúncio de Donald Trump – que ainda assim parece um ligeiro recuo face aos 25% que estaria em cima da mesa – surge poucos dias depois de a União Europeia ter colocado em prática taxas aduaneiras contra as exportações de 2,8 mil milhões de euros de produtos dos Estados Unidos para território europeu.

O valor pode subir para os 6,4 mil milhões de euros, dependendo do resultado de uma investigação que está a ser realizada pela Comissão Europeia.