Nos primeiros cinco meses de 2018, a Uber registou 70 reclamações no Portal da Queixa, um aumento de 112% relativamente ao ano passado. A ANTRAL (Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros, a entidade que representa os táxis) registou 36 reclamações, mais 44% do que em 2017.
A ANTRAL, registada no Portal da Queixa desde 2012, tinha esta quarta-feira um total de 282 reclamações. Em comparação, a Uber, que está na plataforma desde 2016, regista 230 (menos 52 que os táxis). O índice de satisfação da ANTRAL (52,4) é assim superior ao da Uber (34,2). No entanto, é a Cabify que regista o mais índice de satisfação (60,4).
Porque se queixam os portugueses?
Os motivos de reclamação são os mesmos para as duas empresas: a cobrança indevida e tarifas abusivas e a irresponsabilidade e má educação dos motoristas. A Uber recebe ainda queixas por falhas no serviço e por débitos realizados sem pedido de transporte.
Os utilizadores da Uber queixam-se ainda da reduzida taxa de respostas (54,9%) e da baixa taxa de resolução dos problemas dos consumidores. Em comparação, a ANTRAL apresenta uma taxa de resposta de 99%.