A fachada da Basílica da Sagrada Família recebeu esta segunda-feira uma cruz com 18 toneladas, 7,5 metros de altura e 4,25 metros de envergadura.
Depois de meses de preparação, a cruz foi colocada a uma altura de 30 metros durante a manhã de segunda-feira. A operação, que decorreu entre as 7h e as 8h30 obrigou ao encerramento das ruas circundantes ao transito rodoviário.
Este foi mais um passo no sentido de concluir a Basílica da Sagrada Família. A igreja de culto católico foi projetada por Antoni Gaudí e começou a ser construída em 1882, mas a obra foi interrompida em 1936 devido à guerra civil espanhola e nunca foi concluída.
A cruz faz parte da Fachada da Paixão e já estava contemplada nos primeiros esboços desenhados pelo arquiteto em 1892. Segundo o blogue oficial da obra, a estrutura inclui ainda três estátuas de anjos na base que foram encomendadas ao escultor Lau Feli.
A Basílica da Sagrada Família foi considerada património mundial da UNESCO em 2005. No site oficial, a organização destaca o trabalho de Gaudí pela “contribuição criativa excecional e notável para o desenvolvimento da arquitetura e da tecnologia de construção no final do século XIX e início do século XX”.
De acordo com o El País, a conclusão da basílica está prevista para 2026.