Cristiano Ronaldo já não é, agora de forma oficial, jogador do Real Madrid. O clube merengue emitiu esta terça-feira um comunicado onde confirma a saída do jogador português para a Juventus e ressalva que o negócio se realizou devido “à vontade e pedido expressos” por Ronaldo.

Numa carta de despedida divulgada pelo Real Madrid, o avançado português agradeceu “ao clube, ao presidente, aos dirigentes, aos companheiros, a todos os técnicos, médicos, fisioterapeutas e funcionários incríveis”. Cristiano Ronaldo confirmou e assumiu que pediu ao Real Madrid para sair, desbloqueando o negócio com a Juventus: “Creio que chegou o momento de abrir uma nova etapa na minha vida e por isso pedi ao clube que aceitasse vender-me”.

O capitão da Seleção Nacional despede-se do Real Madrid, onde passou os anos “mais felizes”, mas garante que não se esquece do clube onde conquistou o maior número de títulos individuais e coletivos. “Saio mas esta camisola, este emblema e o Santiago Bernabéu continuarão a ser sempre sentidos por mim como algo meu, esteja onde estiver”, escreveu Ronaldo.

Leia, na íntegra, a carta de despedida de Cristiano Ronaldo:

“Estes anos no Real Madrid, e nesta cidade de Madrid, foram possivelmente os mais felizes da minha vida.

Só tenho sentimentos de enorme agradecimento para este clube, para esta afición e para esta cidade. Só posso dar graças a todos eles pelo carinho e afeto que recebi.

No entanto, creio que chegou o momento de abrir uma nova etapa na minha vida e por isso pedi ao clube que aceitasse vender-me. Sinto por isso e peço a todos, e em especial aos nossos seguidores, que por favor me compreendam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram nove anos absolutamente maravilhosos. Foram nove anos únicos. Foi, para mim, um tempo emocionante, cheio de consideração mas também duros porque o Real Madrid tem uma exigência altíssima. Sei muito bem que jamais esquecerei que aqui desfrutei do futebol de uma maneira única.

Tive no campo e no balneário companheiros fabulosos, senti o calor de uma afición incrível e juntos conseguimos conquistar três Ligas dos Campeões seguidas e quatro em cinco anos. Junto a isso, a nível individual, tenho a satisfação de ter ganho quatro Bolas de Ouro e três Botas de Ouro. Tudo durante a minha etapa neste clube imenso e extraordinário.

O Real Madrid conquistou o meu coração, o da minha família, e por isso mais do que nunca quero dizer obrigado: obrigado ao clube, ao presidente, aos dirigentes, aos meus companheiros, a todos os técnicos, médicos, fisioterapeutas e funcionários incríveis que fazem com que tudo funcione e que se preocupam de forma incansável com todos os detalhes.

Um agradecimento infinito uma vez mais aos nossos seguidores e obrigado também ao futebol espanhol. Durante estes nove anos apaixonantes, tive de enfrentar grandíssimos jogadores. O meu respeito e o meu reconhecimento a todos eles.

Refleti muito e sei que chegou o momento de um novo ciclo. Saio mas esta camisola, este emblema e o Santiago Bernabéu continuarão a ser sempre sentidos por mim como algo meu, esteja onde estiver.

Obrigado a todos e, claro, como disse naquela primeira vez em que entrei no nosso estádio há nove anos, ¡Hala Madrid!”