País

Hair Specialist. Histórias de sucesso, de sonhos e de talentos portugueses

653

O Hair Specialist é novo projeto do Observador Lab que vai demonstrar que a profissão de cabeleireiro é uma profissão feita de talentos e sonhos.

“Quando era mais jovem nunca pensei que esta fosse a profissão pela qual me iria apaixonar. Era uma jovem rebelde que queria ser mecânica embora estivesse a estudar economia. Mas como a maioria dos jovens que muitas vezes está em cursos sem saber o que realmente quer, também eu não sabia o que estava reservado para o meu sucesso e futuro.”

É assim que começa a história de Anna Santos, hoje um nome de peso no mercado da beleza em Portugal, com um salão em nome próprio e referência no mundo da moda. Mas este é também um mercado que, chegados a 2018, ainda é visto como pouco profissional, sem formação e sem o reconhecimento que lhe é devido. Onde é que vamos em todos os momentos especiais da nossa vida? Das comunhões às graduações, das primeiras entrevistas de emprego ao casamento…? Ao cabeleireiro. Se reconhecemos que a beleza e o cabelo fazem agora parte do conceito de felicidade da mulher portuguesa, o cabeleireiro é, assim, um profissional que nos acompanha ao longo da vida. E esta profissão é tão importante como a de um médico, um professor ou um engenheiro.

Os cabelereiros são os especialistas que detém o know how para cuidar e proteger qualquer tipo de cabelo, em qualquer género ou idade, estão a par das últimas técnicas e têm nas mãos a arte capaz de melhorar a auto-estima e a imagem de qualquer pessoa. E é mesmo aqui que o Observador Lab, enquanto meio que procura estar a par das mudanças e de ser também um meio de mudança, vai contar estas histórias juntamente com Kérastase.

O projeto Hair Specialist

Lembra-se quando os chefs eram apenas cozinheiros? Não, certo? Porque essa ideia está mais do que ultrapassada. Hoje um chef é alguém com a arte de nos seduzir com sabores, dão nomes a restaurantes, ganham prémios, lançam livros, inspiram filmes, entram nas nossas casas e são nomes de referência. E os cabeleireiros também porque têm uma profissão igualmente digna: são hair specialists cujo talento é trabalhar com aquilo que é mais precioso numa mulher (e num homem também) – o seu cabelo, a moldura do rosto.

O projeto Hair Specialist vai traduzir-se numa série de três documentários onde vamos acompanhar vários especialistas, contar as suas histórias, mostrar porque são profissionais do cabelo, como chegaram a este nível, o que os torna especial e como são exemplos de negócio. E – o mais importante – porque as mulheres devem confiar no seu talento, no seu trabalho, nos seus conselhos e nas suas direções, tal como confiamos num médico quando vamos a uma consulta.


Queremos dar a conhecer alguns especialistas portugueses cujas histórias representam a diferenciação, o sonho e o sucesso e que podem, assim, impulsionar a distinção desta profissão. Porque os cabelos também têm o poder de mudar vidas. Como mudaram a da Anna Santos.

O nascer de um sonho e o segredo para uma carreira de sucesso

“Quando andava na escola, por motivos pessoais e de necessidade, comecei a trabalhar aos fins-de-semana num cabeleireiro. Queria ser mecânica mas, ironicamente, apaixonei-me realmente por esta profissão. Desde então, comecei a querer aprender e a descobrir mais. Durante dez anos trabalhei por conta de outrem e aos 26 anos decidi que queria criar a minha própria marca, o meu espaço, a minha identidade, o meu sonho. Foi com muita dedicação e paixão que conquistei tudo o que tenho”, partilha a especialista.


Mas tal como em tudo na vida, o sucesso não nasce da noite para o dia. Nem cai do céu. Nem está ao virar da esquina. Os sonhos nunca deixam de ser sonhos se não lutarmos para os concretizar. “Olhando para trás, vejo que valeram a pena todas as dificuldades que ultrapassei e que fazem parte de qualquer crescimento pessoal e profissional. Esta é uma atividade com muita concorrência e, na minha perspectiva, só apostando na qualidade, rigor, inovação se pode garantir um serviço de excelência”, conta Anna Santos, hoje um dos rostos do sucesso profissional dos cabelos em Portugal.

Uma relação para a vida com as mulheres portuguesas

E falar de sonhos é falar daquilo que move o mundo. Das relações que se criam. Da confiança que colocamos nas mãos de alguém. E nestes documentários também queremos mostrar que se pode (e deve!) confiar nos especialistas do cabelo. Anna Santos explicou-nos que no seu salão existe a preocupação permanente em dar algo de novo aos clientes, na diferenciação do atendimento e na qualidade dos serviços. É assim que se cria a fidelização.

Ou, voltando aos chefs, é assim que se seduz uma mulher. Talvez não pelo estômago, mas pelo bem-estar e pela confiança. Qual é a melhor sensação que se pode ter? Além de degustar um prato maravilhoso, claro. É estar sentada na cadeira e poder fechar os olhos porque se confia plenamente no profissional. Deixar o nosso cabelo nas mãos de alguém, sabendo que não vamos sair do salão aos gritos é quase magia. É uma relação para a vida toda.

“Penso que para criar uma relação de confiança temos de nos colocar no lugar dos clientes e tentar perceber qual a sua necessidade e a sua expectativa. Nesta profissão já vivi várias histórias que me marcaram, como os casos de mulheres que chegaram até mim com perucas por terem passado por tratamentos de quimioterapia e, após conversarmos e eu lhes propor um look diferente, conseguiram sair do salão sem a peruca e com um sorriso. É isto que nos enche a alma. Mas também me deixa muito feliz ver como as pessoas confiam a sua imagem nas minhas mãos. É aqui que posso colocar em prática toda a minha criatividade”, conclui Anna Santos.

Assim, bem-vindos aos documentários Hair Specialist que o Observador Lab vai partilhar durante os próximos meses. Fique a conhecer estes  profissionais enquanto conselheiros,  com visões do futuro que, bem aplicadas, fazem toda a diferença.

Em nós, no nosso cabelo, na nossa beleza, na nossa saúde e na nossa felicidade.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)