O porta-voz da Comissão Europeia agradeceu esta sexta-feira publicamente ao primeiro-ministro português, António Costa, pela ajuda prestada ao presidente Jean-Claude Juncker na quarta-feira à noite, quando este sofreu “uma crise particularmente dolorosa de ciática”.
Com ha explicat el @MargSchinas la ciàtica fa que la gent que la pateix pugui tenir dificultats per caminar. I Agraeix l'ajduda que va rebre @JunckerEU dels presidents Mark Rutte i Antonio Costas. pic.twitter.com/A4BYS3dWsm
— Ferran Tarradellas Espuny (@TarradellasEU) July 13, 2018
Na noite de quarta-feira, o presidente [Juncker] sofreu uma crise particularmente dolorosa de ciática, acompanhada de cãibras. O presidente já disse publicamente que a ciática condiciona a sua a capacidade de andar, o que infelizmente foi o caso na noite de quarta-feira”, explicou Margaritis Schinas.
O porta-voz do executivo comunitário reagia assim às insistentes questões colocadas pelos jornalistas na conferência de imprensa diária da instituição, depois de, na quinta-feira, ter começado a circular nas redes sociais um vídeo no qual se pode ver Jean-Claude Juncker a ser amparado por diversos chefes de Estado e de Governo, entre os quais o primeiro-ministro português, António Costa, numa cerimónia incluída no programa oficial da cimeira da NATO.
https://twitter.com/PrinceEric_007/status/1017727572610813952
O presidente quer agradecer publicamente aos primeiros-ministros Mark Rutte [da Holanda] e António Costa pela ajuda naquele momento doloroso. O presidente está a tomar medicação e sente-se melhor”, asseverou.
Na quinta-feira, António Costa justificou o comportamento do presidente da Comissão Europeia com uma crise de ciática, em resposta à pergunta de um jornalista da agência Associated Press.
Numa conferência de imprensa dominada pelo episódio protagonizado por Jean-Claude Juncker, Margaritis Schinas negou que o presidente do executivo comunitário estivesse embriagado, justificando o seu cambalear com a referida crise de ciática.
Jean-Claude Juncker stumbles and is helped by leaders at NATO gala – Daily Mail https://t.co/VzMHWixjDr
— Sergey Zhatchenko (@zhaffsky) July 13, 2018
O deputado do PSD Duarte Marques publicou mesmo um post no Twitter em que mostrava uma foto de Juncker a chegar à cimeira de cadeira de rodas.
Esta foto é da chegada à Cimeira. Juncker esteve vários meses em coma graças a um acidente em 89. De vez em quando passa dias assim. Se estivesse bêbado não acham que alguém o teria retirado dali? O problema é que tem essa fama mas não foi o caso. pic.twitter.com/ePB5tiI6AG
— Duarte Marques (@DuarteMarques) July 13, 2018