O Observador é um dos órgãos de comunicação social portugueses escolhidos para integrar a Digital News Initiative (DNI). A iniciativa do Google, que tem por objetivo promover novas ideias e o desenvolvimento tecnológico dos media digitais, vai disponibilizar 1,418 milhões de euros a cinco projetos portugueses de jornalismo digital na quinta ronda do Fundo de Inovação da DNI.

Nesta quinta ronda de financiamento foram escolhidos cinco projetos nacionais: três de grande dimensão (onde se inclui o Observador), um de média dimensão e um “protótipo”. O projeto do Observador, batizado “Into the Voice“, promete repensar o processo noticioso para produzir conteúdo áudio disponível em todas as plataformas, onde quer que o utilizador esteja, seja através de live-stream ou oferta on-demand.

Desde a primeira ronda, em fevereiro de 2016, o Fundo de Inovação Digital News Initiative Innovation, que tem por objetivo apoiar jornalismo de alta qualidade através da tecnologia e inovação, já atribuiu a Portugal cerca de €7.187M. Nesse ano, também foi atribuído um financiamento ao Observador, que concorreu com um projeto de desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que tinham por objetivo enriquecer os conteúdos e melhorar significativamente a experiência do utilizador.

Este ano, entre 820 candidaturas provenientes de startups de media e players tradicionais, publishers online, broadcasters áudio e de vídeo, de revistas e do meio académico, foram escolhidos 98. A lista de vencedores a nível nacional integra, para além do Observador, os grupos Media Capital e Cofina, o Diário de Notícias e o The Mosted.

De acordo com o comunicado da Google, as principais tendências nesta ronda centram-se em torno da “voz”, das subscrições e de machine learning. No final do ano volta a abrir mais uma ronda de candidaturas ao Fundo DNI. Todos os projetos financiados estão disponíveis aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR