Um tiroteio na cidade de Fredericton, a mais de 1.300km de Toronto, Canadá, causou pelo menos quatro mortes esta sexta-feira, confirmou a polícia local. Duas das vítimas são polícias locais. O suspeito, que se encontra detido, está a receber tratamento devido aos “ferimentos graves” que resultaram do tiroteio desta manhã.
We can confirm that the suspect in custody is currently being treated for serious injuries related to this morning’s shooting incident.
— Fredericton Police (@CityFredPolice) August 10, 2018
As autoridades, que acabam de confirmar que já não há qualquer ameaça para a população, vão continuar no local a trabalhar na investigação.
“Das quatro pessoas que morreram no tiroteio desta manhã em Brookside Drive, duas eram agentes da polícia de Fredericton”, lê-se na conta oficial do Twitter. As autoridades pedem respeito pelo momento doloroso e pelas famílias e colegas. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.
Of the four people killed in this morning's shootings on Brookside Drive, two were Fredericton Police officers. No names are being released at this time. Please appreciate this is a difficult time for their families and our colleagues. We will provide more info when we can.
— Fredericton Police (@CityFredPolice) August 10, 2018
As autoridades acabaram de confirmar, através da conta oficial do Twitter, que já têm um suspeito sob detenção. Segundo a agência Lusa, a polícia local informou que as medidas de isolamento do bairro tinham sido levantadas e que já não existia uma ameaça pública, mas sem adiantar pormenores sobre as causas do incidente.
UDPATE: At this time we can confirm that we have one suspect in custody.
Police continue to have the Brookside area contained for the foreseeable future as the investigation is ongoing.
Please continue to avoid the area and follow us for the facts.
— Fredericton Police (@CityFredPolice) August 10, 2018
Rachel LeBlanc, que trabalha numa creche na área de Brookside Drive, disse à CBC que, pouco depois de ter chegado ao local de trabalho, ouviu “crack, crack, crack, crack, quatro [tiros] de seguida“. Acrescentou ainda que as 23 crianças que estavam à sua guarda não tiveram conhecimento do incidente, mas que a situação a deixou nervosa.
Outro residente na zona, Robert DiDiodato, diz que ouviu uma série de tiros cerca das 7h (12h em Lisboa). Pelo ritmo a que foram disparados, ficou com a sensação de que “devia ser um tiroteio”. Christopher Gill diz que acordou com polícia à porta de casa e com o som de tiros. “Olhei pela janela e estavam três carros da polícia na rua mesmo onde eu vivo”, disse, acrescentando: “Vi um polícia encostado a um edifício… como se estivesse à espera de que alguém saísse“.
Pessoas que estavam no local conseguiram filmar as movimentações da polícia, bombeiros e ambulâncias. As imagens foram partilhadas nas redes sociais.
https://twitter.com/ASJBaloch/status/1027899432350765061
As autoridades estão a pedir às pessoas que evitem a área de Brookside Drive e que “fiquem em casa com as portas fechadas para sua segurança”.
Fredericton Police are responding Brookside Drive area. The public is asked to avoid the area and stay in their homes with doors locked at this time for their safety.
— Fredericton Police (@CityFredPolice) August 10, 2018
O primeiro-ministro da província canadiana, Brian Gallant, prestou condolências às vítimas e aos seus familiares. “Durante esta altura difícil, os nossos pensamentos e orações vão para as vítimas e seus familiares” escreveu. “Estamos todos chocados e tristes por sabermos sobre o trágico incidente que aconteceu esta manhã em Fredericton”, acrescentou.
On behalf of all New Brunswickers, I offer my condolences, thoughts and prayers to the victims and their families. During this difficult time, our thoughts are also with the courageous women and men on the front lines working to keep us safe.
— Brian Gallant (@BrianGallantNB) August 10, 2018
Também Justin Trudeau já reagiu ao incidente. O primeiro-ministro do Canadá disse que está a seguir a situação de perto. “Novidades terríveis a chegarem de Fredericton. O meu coração está com todos os que foram afetados pelo tiroteio desta manhã“, escreveu.
Awful news coming out of Fredericton. My heart goes out to everyone affected by this morning’s shooting. We’re following the situation closely.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) August 10, 2018
Ainda não se conhecem os motivos que conduziram a esta situação. A polícia continua no local, bem como bombeiros e paramédicos, segundo a informação avançada pela CBC. Neste momento ainda não há qualquer informação sobre o número de suspeitos.
(em atualização)