É um regresso a uma casa que conhece bem. Oito anos e meio depois de ter rumado a Carnaxide, Miguel Sousa Tavares volta a ter um espaço de comentário na TVI. Ao Observador, o comentador confirmou a informação avançada esta quinta-feira pelo Correio da Manhã, mas não esclarece quando se concretiza esse regresso à estação de Queluz de Baixo.

Atualmente, Sousa Tavares tinha um espaço de comentário regular no Jornal da Noite da SIC, todas as segundas-feiras. Era, de resto, comentador residente na estação desde 2011, um ano depois de ter deixado a TVI para protagonizar, em Carnaxide, o espaço de análise da atualidade Sinais de Fogo, que contou com a presença do antigo primeiro-ministro na estreia. “Uma tentativa de suicídio que espero que não resulte” — foi assim que o comentador definiu, na altura, a sua transferência. Foi também, dizia, o “fim da bela e tranquila vida” que tinha na TVI, “mérito” da SIC que tinha conseguido ir buscá-lo à concorrência.

Miguel Sousa Tavares faz agora o caminho inverso. “Confirmo, mas por ora não adianto nada mais”, diz o comentador. O Obervador também conseguiu apurar que o advogado mantém a coluna semanal que assina no Expresso (publicação do grupo Impresa, dona da SIC) mas não é ainda conhecido o momento em que arranca o seu novo espaço de comentário na TVI.

Em Queluz de Baixo, onde chegou em 1999, Sousa Tavares partilhou o palco com a ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz no programa Legítima Defesa, moderado por Pedro Rolo Duarte (entretanto falecido). No ano seguinte, passaria a fazer comentário de atualidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR