Com mais de 45 milhões de unidades vendidas, desde o seu lançamento no mercado, em 1966, o Corolla está para a Toyota como o Golf para a Volkswagen: o nome quase que se sobrepõe à própria marca. Daí que tenha sido difícil compreender a opção do fabricante nipónico de, a partir de 2006, alienar o “peso” do Corolla, dando-lhe uma nova denominação comercial. O hatchback passou a chamar-se Auris, mas só em alguns mercados, pese embora fosse praticamente o mesmo carro de um lado e do outro do Atlântico. Nos EUA continuou a ser Corolla, mas na Europa não, opção essa que foi justificada como fazendo parte de um programa de “rejuvenescimento” da marca. Pelos vistos, a Toyota está como nova, pois anunciou que vai voltar atrás.
Significa isto que, embora tenha sido desvendada como Auris, na última edição do Salão de Genebra, a terceira geração do compacto nipónico (afinal) vai chegar aos concessionários como Corolla. O que deverá acontecer dentro de poucos meses, já no início do próximo ano, depois de o modelo mostrar aquilo que ainda falta ver: o seu interior. É suposto que isso aconteça em Outubro, no Salão de Paris, ainda que não sejam de esperar grandes surpresas, pois o novo Corolla ‘americano’ já é conhecido.
“Não há melhor momento para reintroduzir o nome Corolla”, justificou o presidente e CEO da Toyota Europa, Johan van Zyl. “A tecnologia TNGA e a nova filosofia de design trazem uma nova dimensão ao nosso compacto do segmento C”, acrescentou o mesmo responsável, com a Toyota a antecipar que vai revelar, no certame parisiense, a carrinha. Vamos ter de esperar então pelo dia 2 de Outubro, para conhecer a Corolla Touring Sports.