De momento, o Lada 4×4 Vision ainda é um protótipo, mas só se fossem tontos é que os russos não avançavam para a produção em série do modelo, especialmente depois das excelentes reacções do público – e da imprensa – à apresentação deste concept car no Salão Automóvel de Moscovo.

É certo que os Lada são fabricados no país de Putin, mas a realidade é que a marca é muito mais europeia do que parece, ou não pertencesse ela ao Grupo Renault, em companhia da Dacia, Alpine , Samsung e da própria Renault. A Lada tem no Niva um SUV muito antigo, mas robusto e com excelente imagem em termos de capacidade de todo-o-terreno. Ao que parece, o modelo que está em produção desde 1977 tem finalmente os dias contados, uma vez que a Lada terá encontrado a forma para o seu sucessor. E felizmente, pois não só é de longe o veículo mais apelativo do fabricante russo, como não terá dificuldades em bater-se taco a taco com os melhores europeus do seu segmento. Pelo menos, no campo da estética.

17 fotos

Com linhas robustas, mas modernas, o Lada 4×4 Vision parece um SUV compacto, tipo Duster, mas depois de abusar fortemente dos esteróides. O que neste caso é bom, pois vai ao encontro das preferências de quem compra este tipo de veículos. É certo que dificilmente será fabricado em série com as belas jantes de 21 polegadas, que elevam ainda mais a altura ao solo, mas elas não são fundamentais para a estética do modelo.

Com 4,2 metros de comprimento, o atraente SUV da Lada tem apenas 10 cm a menos do que o Dacia Duster e se bem que não tenha ainda o seu futuro garantido, o director de Design da marca, Steve Mattin, já afirmou que o 4×4 Vision inspirou-se no 4×4 Niva, sem especificar em que aspecto. É que o que um tem de moderno e ousado, o outro tem de velhusco e ultrapassado. De modo que resta esperar que a Lada avance para a fabricação em série, pois ao 4×4 Vision não falta personalidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR