Os Momentum Crew, um grupo de Breakdance do Porto, venceram este fim de semana o Mundial Warsaw Challenge 2018, uma competição integrada no maior evento de breakdance da Polónia.
Num torneio que reuniu os melhores “Bboys” do mundo, a equipa portuguesa ficou em primeiro lugar na fase de grupos — que tinha duas equipas francesas e uma da Bielorrússia — e venceu a semi-final contra a Rússia (Predatorz). Na final, a crew voltou a defrontar e a vencer uma equipa francesa (FromDowntown) em cinco contra cinco (5vs5). Na mesma competição, a “Bgirl” Nastya chegou à final de 1vs1 de Bgirling.
https://www.facebook.com/mobilizacja.mag/photos/a.381454688584771/1991609837569240/?type=3&theater
O grupo de Max Oliveira, Mix, Lagaet, Bruce, Deeogo, Roberto, Mad Dog, Ivo, Nastya, Pedro, Magik, Hercules, Makumba e XXL tem participado em várias competições desde 2003, ano em que foi fundado. Entre os prémios que ganharam está o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Bboying Crew vs Crew. No ano seguinte, foram à final de IBE de Crew vs Crew, na Holanda, e ficaram no top 4 da Freestyle Session, em Los Angeles.
“O sentimento foi semelhante a 2016, mas cada ano que passa fica mais difícil e por isso mesmo também apreciamos mais as vitórias que são tão importantes para a nossa carreira e país no que diz respeito à dança urbana“, diz o grupo em resposta dada ao Observador. Max, XXL, Bruce, Lagaet e Deeogo foram quem venceu a competição este fim de semana.
Os vários elementos dos Momentum Crew dizem viver “da dança e para a dança” e estudam, além do bboying — um tipo de dança que tem origem no breakdance –, várias artes “que inspiram a criar performances inovadoras onde aplicam a arte do bboying e breakdance a temas e situações pouco normais, baseando o treino e dança na determinação de um estilo próprio, único e com referência diversas”.