O segmento dos eléctricos está ao rubro, não porque as suas vendas sejam enormes, em termos absolutos, mas sim porque a curva de crescimento é das mais elevadas e um sector em que todos os construtores – uns mais do que outros – estão a investir verbas astronómicas. Passada a primeira metade do ano, com a chegada dos dados de vendas relativos a Julho, é a ocasião de ver quem, dos fabricantes americanos, europeus, japoneses, coreanos e chineses oferece os modelos de que os consumidores mais gostam, ou podem comprar.

Até Maio, eram os chineses da BAIC a ter no modelo EC o eléctrico mais vendido do mundo, mas nos últimos meses a marca iniciou a substituição do seu best seller por uma geração mais actual, o que tem pago com uma redução das vendas. A ponto de, em Julho, ter vendido apenas 500 unidades, longe pois dos vários milhares que mensalmente colocava no mercado.

No ranking é ainda possível verificar que os modelos de venda global, como o Nissan Leaf, Tesla Model S e X e BMW i3, têm uma vantagem considerável sobre os que estão limitados a um continente ou a pouco mais, como é o caso do Renault Zoe (que vende quase exclusivamente na Europa) e o Chevrolet Bolt e o Tesla Model 3, que por motivos distintos se encontram de momento limitados ao mercado americano. Também as marcas chinesas, se bem que tenham à disposição o maior mercado de veículos eléctricos do mundo, têm dificuldades em vender fora da sua zona de conforto, pelo menos de momento.

Consulte a fotogaleria e saiba quem mais vendeu carros eléctricos nos primeiros sete meses do ano e qual a tendência até finais de 2018.

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