A Tesla de Elon Musk está a ser investigada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América por suspeitas de fraude, está a avançar a Bloomberg. A investigação começou depois de o empresário ter dito no Twitter que “tinha um fundo garantido” e que a Tesla podia sair da bolsa. As ações da empresa entraram em queda com a notícia da investigação.

Em comunicado enviado esta terça-feira, a empresa de Musk esclareceu: “No mês passado, após o anúncio de Elon de que considerava tornar a empresa privada, a Tesla recebeu um pedido voluntário de documentos do Departamento de Justiça e tem respondeu de forma cooperante”. “Não recebemos uma intimação, um pedido para depor ou outro pedido formal. Respeitamos o desejo do Departamento de Justiça de obter informação sobre este assunto e acreditamos que o assunto deve ser resolvido rapidamente uma vez revista a informação que receberam”, acrescentou.

tweet de Elon Musk por detrás das investigações foi publicado a 7 de agosto: “Estou a considerar tornar a Tesla privada a 420 dólares. Financiamento assegurado”, escreveu o empresário. A mensagem surgiu nas redes sociais depois de o Financial Times ter descoberto que o Fundo de Saúde soberano da Arábia Saudita tinha comprado uma participação de 3% a 5% na Tesla Inc..

Depois da publicação de Elon, o preço das ações da Tesla subiu quase 11% e isso fez com que a empresa cimentasse a posição de uma das empresas de automóveis mais valiosas nos Estados Unidos. Já no final de agosto, com o ceticismo dos investidores, Elon Musk retirou o que disse. Após ter sido noticiada a investigação do Departamento de Justiça, as ações da Tesla estiveram a cair mais de 7%. O valor da empresa diminuiu quase um terço, o equivalente a 18 mil milhões de dólares, mas horas depois os títulos estavam a perder “apenas” 3,5%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR