Em Littleton, no Colorado, há um concessionário Jaguar paredes-meias com outro da Tesla. Ambos possuem negócios de pouco volume e grandes margens (e preços), pelo que o número de clientes dentro do stand de vendas nunca é assustador. Nem o número de carros novos que ali chegam, para serem entregues aos seus donos, apesar da marca americana vender substancialmente mais nos EUA do que a sua rival britânica.
Sucede que, esta semana, a Tesla está a fazer um esforço para entregar o máximo de veículos, especialmente Model 3. Isto porque Elon Musk, o seu CEO, prometeu um novo recorde de vendas e, mais do que isso, um volume de facturação que lhe permitisse fechar o trimestre com lucros operacionais. Para o conseguir, o fabricante de veículos eléctricos negociou com clientes que iriam receber o 3 que encomendaram – por exemplo, vermelho com interiores pretos – dentro de uns meses, se o queriam receber já, mas azul. Estratégia que, aparentemente, tem tido bastante sucesso.
Noutros casos, foram as recargas gratuitas (exclusivas do Model S e X) a fazer com que clientes que encomendaram um 3 mais barato, com apenas tracção atrás, optassem por receber agora um Long Range com dois motores, com a marca a recorrer à sua legião de fãs, já clientes, para agilizar as entregas. Foi-lhes pedido que se dirigissem aos concessionários e ajudassem a explicar aos novos donos como funciona o carro e o sistema de carregamentos, uma vez que não havia vendedores que conseguissem lidar com o pico de modelos para entregar aos novos compradores.
Hilarious highlight of the day: The Jaguar dealers that had just moved in next-door to Tesla Littleton commented on all of the truck carriers of cars showing up, and asked, “where are you going to put all of these?” And the answer was “They aren’t staying.”
Sad faces…
— ???????? Tesla Guy ???????? (@GuyTesla) September 23, 2018
Quem não parecia perceber onde é que o pequeno concessionário da Tesla iria enfiar tantos carros novos eram os responsáveis da Jaguar, na porta ao lado. A ponto de interrogarem os vizinhos, com tantos camiões a descarregar continuamente Model 3 novos, onde é que os iriam guardar. A resposta dos vendedores da Tesla não se fez esperar: “eles não vão ficar”.