Fernando Santos anunciou esta quinta-feira o lote de 23 convocados para os jogos da Seleção Nacional com a Polónia (11 de outubro), a contar para a Liga das Nações, e para o particular com a Escócia (14 de outubro). Destaca-se a ausência de Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, que acordou com o selecionador nacional e com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol a dispensa do duplo compromisso. De recordar que o mesmo já tinha acontecido no princípio de setembro, quando Cristiano Ronaldo falhou os jogos com a Croácia e a Itália.

Sublinha-se ainda o regresso de Éder, o herói da final do Euro 2016, às convocatórias de Fernando Santos. Hélder Costa, do Wolverhampton, e Kévin Rodrigues, da Real Sociedad, são outras das novidades. Destacam-se ainda as ausências dos veteranos Ricardo Quaresma e João Moutinho e ainda de Gelson Martins, que tem sido pouco utilizado no Atl. Madrid. Quanto à ausência de Cristiano Ronaldo, Fernando Santos não quis adiantar muito e limitou-se a dizer que o avançado “não estava convocável”, acrescentando ainda que Ronaldo também não estará presente no duplo compromisso da seleção em novembro.

O selecionador nacional falou ainda sobre a acusação de violação de que o capitão da Seleção Nacional está a ser alvo: “Em primeiro lugar completamente de acordo com a declaração do presidente da FPF. Eu, pessoalmente, tenho atenção às questões pessoais e aí apoio sempre os meus jogadores nos momentos que entendo mais difíceis. E aqui não é um caso de solidariedade ou não solidariedade. Eu acredito naquilo que o jogador publicou, acredito que este ato de violação é abjeto. Conheço muito bem o Cristiano Ronaldo e acredito plenamente naquilo que o Cristiano diz e acredito que ele não cometeria um crime deste tipo”, afirmou Fernando Santos.

Estes são os 23 convocados de Fernando Santos:

Guarda-redes: Beto (Goztepe), Cláudio Ramos (Tondela), Rui Patrício (Wolverhampton);

Defesas: Cédric (Southampton), João Cancelo (Juventus), Luís Neto (Zenit/Fenerbahçe), Pedro Mendes (Montpellier), Pepe (Besiktas), Rúben Dias (Benfica), Kévin Rodrigues (Real Sociedad), Mário Rui (Nápoles);

Médios: Bruno Fernandes (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), Gedson Fernandes (Benfica), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern Munique), Rúben Neves (Wolverhampton), Sérgio Oliveira (FC Porto), William Carvalho (Bétis);

Avançados: Bernardo Silva (Manchester City), Bruma (RB Leipzig), Gonçalo Guedes (Valência), Hélder Costa (Wolverhampton), André Silva (AC Milan/Sevilha), Éder (Lokomotiv Moscovo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR