A acusação de que Cristiano Ronaldo terá violado uma norte-americana em Las Vegas podem sair literalmente caras ao atleta português. Desde que a revista Der Spiegel publicou o testemunho de Kathryn Mayorga, juntamente com documentos que podem comprometer o capitão da seleção nacional, várias marcas com as quais Cristiano Ronaldo tem ligações fizeram questão de se distanciarem dele.

Uma das primeiras foi a EA Sports, empresa que desenvolve videojogos, entre eles a série Fifa, da qual Cristiano Ronaldo é uma das principais caras. Ou, melhor dizendo, era. Esta sexta-feira, a EA Sports apagou a imagem de Cristiano Ronaldo das imagens de promoção do jogo Fifa 19 — lançado a 28 de setembro — e o perfil referente ao jogador português no Fifa 18 foi apagado do site da empresa.

A este gesto, a EA Sports juntou ainda uma declaração, onde dizia: “Esperamos que os atletas que patrocinamos e embaixadores se comportem de uma forma condizente com os valores da EA”.

Também a Nike já se pronunciou sobre o caso. Em comunicado, a empresa de artigos desportivos com a qual Cristiano Ronaldo celebrou um contrato que valerá mil milhões de dólares, ou 867 mil milhões de euros, disse estar “profundamente preocupada” com as acusações feitas contra Cristiano Ronaldo. “Vamos continuar a seguir a situação por perto”, disse a Nike à BBC.

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Depois, há a Jeep. Embora não tenha uma relação direta com Ronaldo, esta marca automóvel é o principal patrocinador da Juventus. Porém, na mais recente campanha de promoção de um dos carros da Jeep com jogadores daquela equipa, Cristiano Ronaldo não está incluído. Em julho, a Bloomberg escrevia que a transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventudes era “uma grande jogada para a Jeep”, antecipando um retorno de 58,3 milhões de dólares (cerca de 50 milhões de euros) por exposição mediática caso a Juventus chegue à final da Liga dos Campeões.

Fora do âmbito comercial, também houve reações. Neste caso, foi a Save The Children, ONG de defesa dos direitos das crianças com a qual Cristiano Ronaldo se tem associado em campanhas e também com donativos. Ao The Independent, um porta-voz da Save The Children disse: “Estamos arrasados pelas notícias que temos visto nas últimas 24 horas e estamos a trabalhar no sentido de termos mais informação”.

Há várias marcas com as quais o futebolista português está associado e que ainda não reagiram. Entre elas, está a tecnológica Samsung; a companhia aérea Emirates; a empresa de malas Samsonite; a marca de relógios Tag Heuer; a gigante francesa da telecomunicação com implantação em Portugal, Altice; ou a marca de champô Linic.