A ex-presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida Odette Ferreira, que foi pioneira na investigação da doença em Portugal, morreu este domingo, aos 93 anos, disse à agência Lusa fonte oficial da Ordem dos Farmacêuticos.

Nascida em 1925, Maria Odette Santos-Ferreira foi pioneira na investigação sobre a infeção VIH/sida em Portugal, fazendo parte da equipa que identificou pela primeira vez o VIH do tipo 2 em doentes oriundos da Guiné-Bissau.

O antigo secretário de Estado da Saúde José Martins Nunes recordou o “entusiasmo” que Odette Ferreira depositou na “conceção e direção do programa de ‘troca de seringas’, com impacto notável no controlo das infeções por HIV”.

“Faleceu uma das mais notáveis investigadoras portuguesas e uma das personalidades mais marcantes da ciência e da vida académica. Tive a honra de me cruzar com ela várias vezes e recordo, enquanto secretário de Estado da Saúde do XII Governo Constitucional o seu entusiasmo na conceção e direção do programa de ‘troca de seringas’, que teve um impacto notável no controlo das infeções por HIV”, disse hoje à agência Lusa José Martins Nunes.

De acordo com o também antigo presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, este programa “foi, à época, visto como uma medida muito corajosa, indo de encontro aos valores universais da responsabilidade do Estado perante todos os cidadãos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

José Martins Nunes, presidente do Comité de Fundraising da Dignitude, associação solidária da qual Odette Ferreira é também fundadora, lembrou ainda o “seu caráter ético e humanista”.

“Que é bem visível na bondade que emprestou à criação de muitas organizações, em que destaco uma, por conhecer melhor: a Associação Dignitude, que ajudou a criar conjuntamente e entre outros, com António Arnaut, Maria de Belém Roseira e general Ramalho Eanes e que representa o sentido de solidariedade com aqueles que mais necessitam e onde o sofrimento mais dói: na saúde”.

As cerimónias fúnebres de Odette Santos-Ferreira, pioneira na investigação da sida em Portugal, que morreu hoje, decorrem na segunda e na terça-feira, em Lisboa, disse à Lusa fonte oficial da Ordem dos Farmacêuticos.

Segundo a mesma fonte, as cerimónias fúnebres “decorrem amanhã [segunda-feira], a partir das 19:00, na Igreja do Campo Grande”, em Lisboa.

Na terça-feira, pelas 15:00, será celebrada missa, com o funeral a seguir para o Cemitério do Alto de São João.