O início das principais ligas europeias tem sido de forma transversal atípico, com alguns dos teóricos (em alguns casos até mesmo crónicos) candidatos ao título a terem arranques titubeantes, irregulares ou mesmo de pesadelo. E um deles parece ter já decidido mexer no comando técnico, neste caso com um português à mistura: depois de quatro épocas de grande sucesso em termos desportivos e sobretudo financeiros, Leonardo Jardim não resistiu aos maus resultados e estará de saída do Mónaco.

O rumor começou a circular esta terça-feira nas redes sociais e o L’Équipe avança com a garantia que o treinador vai rescindir em breve com os monegascos, depois de ter alcançado apenas uma vitória, três empates e oito derrotas nos primeiros 12 encontros oficiais da temporada, incluindo a Supertaça de França diante do PSG (0-4 no jogo disputado na China).

Mónaco de Leonardo Jardim volta a perder e não ganha há 10 jogos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de passagens por Camacha, Desp. Chaves, Beira-Mar, Sp. Braga, Olympiacos (onde conquistou a dobradinha) e Sporting, Jardim chegou ao Principado em 2014 depois de um segundo lugar pelos leões com uma equipa low cost, conseguindo um Campeonato em 2016/17 entre boas prestações na Liga dos Campeões como as meias-finais nessa mesma temporada. No final dessa época, o português foi apontado a outros clubes como o Arsenal mas acabou por ficar e renovar.

Leonardo Jardim prolonga ligação ao Mónaco até 2020

Em paralelo, o técnico teve o condão de transformar o Mónaco numa autêntica fábrica de fazer dinheiro com vendas, com receitas superiores a 500 milhões de euros entre o Verão de 2014 e o Verão de 2018. Kylian Mbappé (180 milhões de euros), James Rodríguez (75), Lemar (70), Martial (60), Mendy (57,5), Bernardo Silva (50), Fabinho (45), Bakayoko (40), Kondogbia (36) e Kurzawa (25) foram as dez maiores vendas da equipa nesse hiato temporal, segundo o Transfermarkt.

“O melhor é apontar à lua porque se falhar chego às nuvens”: quem é Mbappé, o prodígio de 18 anos que todos querem

Thierry Henry, antigo avançado do Mónaco, é um dos nomes apontados à sucessão de Leonardo Jardim. O adjunto de Roberto Martínez esteve perto de reforçar o Bordéus no início da temporada mas não chegou a acordo com os responsáveis do clube. O Aston Villa terá também feito uma sondagem ao ex-jogador que passou também por Juventus, Arsenal, Barcelona e New York Red Bulls, mas a ESPN avança que o vínculo entre as partes poderá estar próximo, sendo a principal opção num lote onde se encontram também Robert Pires, Laurent Blanc e Marcelo Gallardo, argentino que comanda o River Plate.