Casamentos reais há muitos e nem sempre as bodas mais colossais, com uma cobertura mediática intensiva, são as que mais abonam a favor dos convidados. A cerimónia desta sexta-feira de manhã, em Windsor, deixou isso bem claro. Numa escala mais pequena do que a do casamento do primo, que aconteceu em maio deste ano, o enlace da princesa Eugenie alargou o espartilho do protocolo, deixou os seus amigos e familiares respirar fundo e o resultado foi uma manhã digna de uma passadeira vermelha. Entre membros da família real britânica (esses sim, guardiões dos visuais mais conservadores), celebridades nacionais e estrelas de Hollywood, o espetáculo de vaidades teve espaço para quem quis arrojar, correr riscos ou simplesmente chamar para si todas as atenções.

Comecemos pela Rainha, que pregou um susto a toda a gente, ainda dentro do carro. Ao sol, o azul extremamente claro do seu casaco mais parecia branco, possibilidade mais ou menos impensável tratando-se de um casamento. Fiel à sua paleta luminosa, ainda que bem mais discreta do que no casamento de Harry e Meghan (aí a Rainha vestiu verde alface), Isabel II foi o último membro da realeza a entrar na igreja antes da noiva, tal como manda o protocolo.

Sarah Ferguson e a princesa Beatrice; à semelhança das outras mulheres da família real, a mãe e a irmã da noiva escolheram cores fortes para o casamento © Getty Images

Todas as outras mulheres da família puseram os tons pastel de lado. Sarah Ferguson e a princesa Ana, a mãe e a tia da noiva, respetivamente, partilharam a obsessão pelo verde esmeralda. Pela elegância e pela relação difícil com a família real, Fergie dominou as atenções quando chegou à Capela de São Jorge, acompanhada pela filha mais velha, a princesa Beatrice. Esta, no papel de irmã, mas também de dama de honor, optou por usar uma criação da dupla britânica Ralph & Russo num azul forte, combinado com um toucado azul e roxo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Veja no vídeo como vento atrapalhou os convidados do casamento real]

Meghan Markle continua a ser um fenómeno de popularidade, mas também de uma estranha sobriedade. Depois da Rainha, Markle foi a silhueta mais conservadora do dia. Escolheu uma criação Givenchy, a mesma casa que lhe desenhou o vestido de noiva. O azul marinho e o look de duas peças parecem ter sido escolhidos a dedo para a princesa passar despercebida (ou para disfarçar a gravidez?). Kate Middleton brilhou num vestido Alexander McQueen bordeaux. Mais uma vez, os tons leves que normalmente predominam num casamento matinal britânico deram lugar a cores fortes e escuras.

A quantidade de celebridades presentes na cerimónia foi surpreendente. Além de figuras que mal se deixaram avistar à entrada da capela, como foi o caso de Kate Moss, acompanhada da filha, e Ricky Martin, que chegou com o marido Jwan Yosef, houve quem tivesse causado a melhor das impressões, sobretudo pelas escolhas pouco comuns para um casamento da realeza. Naomi Campbell inaugurou este capítulo. Não só foi das primeiras convidadas a chegar, como garantiu desde logo lugar entre as mais elegantes da festa, com um vestido Chanel preto e cinzento.

Poppy Delevingne, Naomi Campbell e Pixie Geldof usaram os chapéus e toucados mais aparatosos da cerimónia © Getty Images

Embora sejam embaixadoras de Hollywood, Demi Moore e Liv Tyler não deram a Windsor qualquer acrescento de estilo. A modelo Pixie Geldof pode não ter sido brilhante na escolha do vestido, mas usou um dos chapéus mais aparatosos da cerimónia, que quase rivalizou com o de Campbell. No campeonato dos chapéus e toucados, que quase voaram todos com a ventania que soprou em Windsor, há que voltar a referir a mãe da noiva. Sarah Ferguson não deixou nenhuma parte do seu visual irrepreensível de lado. Poppy Delevingne não teve medo de cometer excessos e usou orgulhosamente as plumas mais longas que encontrou. Nada contra, o momento prestava-se. E porque é sempre bom haver quem quebre o protocolo, a manequim Cara Delevingne decidiu ir de fato preto, fraque como manda a tradição… masculina. De cartola e asas de grilo, passou com distinção na prova de estilo, mas terá ficado com uma nota negativa no que toca ao cumprimento do dress code.

Menções honrosas? Emma Louise Connolly, noiva de Oliver Proudlock, amigo próximo de Eugenie, surpreendeu com um vestido invulgarmente comprido para este tipo de ocasião. A cantora e atriz australiana Holly Candy fez do cor-de-rosa de uma loja de guloseimas uma das cores do dia. Ayda Field, mulher do cantor Robbie Williams, ficou perto do pódio da elegância, mas vestiu-se praticamente de branco. Especialista em pigmentos dirão que está vestida de cor de gelo, nós dizemos que, tratando-se de um casamento, não custa nada evitar estas aproximações perigosas.

Na fotogaleria, reunimos as imagens dos convidados do casamento da princesa Eugenie e Jack Brooksbank, dos membros da família real às estrelas Hollywood.