“O 11 terá muitos jogos das diferentes seleções de Portugal, porque os adeptos gostam de ver Portugal em campo. Mas teremos também muito espaço para as outras competições de futebol não-profissional, futsal e futebol de praia”. A promessa é de Nuno Santos, antigo diretor de informação da RTP, ex-diretor da SIC Notícias e diretor do canal 11, o novo canal da Federação Portuguesa de Futebol que estreia em maio de 2019. Nuno Santos diz ainda que este vai ser “o canal que mais espaço terá para o desporto praticado por mulheres”.

Num artigo de opinião publicado no jornal Meios & Publicidade, onde introduz o novo canal da FPF, Nuno Santos fala no “flagelo da pirataria” como a maior ameaça que a indústria enfrenta e diz acreditar que o organismo que tutela o futebol português não vai deixar “de estar na primeira linha deste combate”, acrescentando ainda que este é um tempo em que “o universo do futebol na televisão está a ser sacudido pela entrada da Eleven Sports”, que “chega às pessoas de uma forma pouco comum até agora neste género”.

Face a tudo isto, diz o diretor do canal 11, o objetivo é “estar em casa dos portugueses”, dialogando com os operadores — especialmente os que têm ligações ao futebol. Essa comunicação será feita “através das formas tradicionais de distribuição ou comunicando diretamente com os interessados”. Tudo isto, “para que o futebol não se torne num produto de elite, caro”.

No outro dia dizia-me um amigo, com ironia: há anos que vejo chover, mas continuo sem perceber de meteorologia. No futebol parece ser ao contrário e este é o tempo em que ver jogar parece ser suficiente para logo encontrar uma tribuna de opinião”, refere Nuno Santos, diretor do canal 11.

A FPF espera que o novo canal de televisão tenha um alcance de quatro milhões de lares e vai concentrar a sua programação no acompanhamento de jogadores, técnicos e responsáveis das equipas do futebol nacional. “Bons comentadores, narradores apaixonados, repórteres que contam a vida dos protagonistas e do que está à sua volta”, terminou Nuno Santos.

Federação Portuguesa de Futebol vai ter canal de televisão, Nuno Santos é o diretor

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR