O presidente do PSD, Rui Rio, disse esta segunda-feira que o partido vai apoiar o atual líder parlamentar do Partido Popular Europeu (PPE) no Parlamento Europeu, o alemão Manfred Weber, na corrida à presidência da Comissão Europeia.
“Nós ouvimos os dois candidatos. Primeiro eu ouvi os dois, depois os delegados do PSD ouviram os dois candidatos. Só um é que pode ser o candidato e, nesse sentido, nós apoiamos o Manfred Weber, o candidato que é atualmente o líder parlamentar do PPE no Parlamento Europeu”, afirmou.
Rui Rio reiterou, contudo, que os dois candidatos “estão capazes de cumprir a função” e que o vencedor terá o apoio total do PSD.
O líder do PSD falava aos jornalistas à margem de uma reunião com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal (Confagri), no Porto.
Na corrida à sucessão a Jean-Claude Juncker estão o alemão Manfred Weber, atual líder do grupo parlamentar do PPE, e Alexander Stubb, antigo primeiro-ministro finlandês, os únicos candidatos da maior família política europeia à presidência da Comissão.
O candidato do PPE à presidência da Comissão Europeia será escolhido pelos delegados do partido no Congresso de Helsínquia, que decorre entre 7 e 8 de novembro.
Após as eleições europeias, em maio, caberá ao Conselho Europeu, compostos pelos chefes de Estado e de Governo dos membros da UE, designar um candidato à presidência da Comissão, o qual se submete depois a votação no Parlamento Europeu.
O Tratado de Lisboa determina que o resultado das eleições europeias seja tido em conta na escolha do presidente da Comissão, mas o Conselho não é legalmente obrigado a fazê-lo.