Cerca de 3 mil árvores vão ser plantadas no sábado na aldeia de xisto de Vila Cova de Alva, em Arganil, numa ação de reflorestação promovida pela Quercus e a seguradora Zurich, que envolve 150 voluntários, foi esta sexta-feira anunciado.

A iniciativa pretende recuperar parte da área ardida nos incêndios de outubro de 2017, com a plantação de medronheiros, fruteiras bravas e variadas espécies autóctones em quatro locais diferentes daquela localidade do distrito de Coimbra.

“Infelizmente, ainda resta um grande caminho para organizar a nossa floresta e torná-la resiliente. Todos os anos sofremos perdas enormes e, por isso, iniciativas e parcerias como esta são muito importantes para a nossa atividade”, refere a coordenadora do projeto Criar Bosques, da Quercus, Paula Nunes da Silva, citada num comunicado enviado à agência Lusa.

A Quercus apela à população para que se junte na ação de reflorestação, que tem início às 10h30 com a plantação simbólica de algumas árvores na Casa do Povo de Vila Cova de Alva, deslocando-se depois os voluntários para quatro locais da ação: Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia, Quinta do Pinheiral, Mata do Convento e Ermida – Capela de João de Alqueidão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ação conta com a participação do presidente da direção da Quercus, João Branco, do administrador da Zurich Portugal, António Bico, e dos presidente da Câmara de Arganil e da União das Freguesias de Vila Cova de Alva e Anceriz, Luís Paulo Costa e Paulo Amaral, respetivamente.

A coordenadora do projeto Criar Bosques da Quercus garantiu que aquele organismo “vai continuar a trabalhar ativamente em prol da floresta e da sua conservação”.

“Reflorestar Vila Cova de Alva é um ato simbólico que pretende trazer esperança aos seus habitantes e é uma forma de reafirmarmos o papel ativo na sensibilização ambiental e conservação da natureza, que queremos continuar a ter na sociedade”, acrescentou António Bico, da Zurich Portugal.

A reflorestação de Vila Cova de Alva surge no seguimento de um protocolo de entendimento celebrado recentemente entre a Quercus e a Zurich Portugal, que tem como objetivo assegurar a realização de atividades conjuntas de conservação da natureza e defesa do ambiente para o período 2018-2020.