O novo ministro das Relações Exteriores do Brasil poderá ser anunciado ainda esta quarta-feira. Até lá, as questões sobre a identidade da pessoa que vai estar à frente desta pasta continuam a surgir. Será homem ou mulher? “Tanto faz. Pode ser gay também. Você é voluntário?”, respondeu, esta terça-feira, Jair Bolsonaro, aos jornalistas que os esperavam na chegada ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O presidente eleito do Brasil demonstrou ainda a vontade de que o novo ministro seja alguém do quadro do Ministério. “É possível [o anúncio] acontecer até amanhã. Está bastante madura essa questão, queremos alguém do quadro do Itamaraty”, afirmou, citado pelo G1. Durante a campanha eleitoral, recorde-se, e apesar da postura muitas vezes homofóbica, racista e misógina que assumiu ao longo dos anos, Bolsonaro disse que era indiferente se quem está à frente dos ministérios “é gay, se não é, se é negro, se não é, se é homem, se é mulher”. A população, acrescentou, “quer que o ministro dê conta do recado”.
Pretendo ter 15 ministros. Um vai ser homem, o da Defesa, um oficial-general. O resto pode ser tudo mulher, tudo gay, tudo afrodescendente. […] Não quero saber, o povo não quer saber se quem está em tal ministério se é gay, se não é, se é negro, se não é, se é homem, se é mulher. Ele [povo] quer que o ministro dê conta do recado”, disse também numa entrevista à CBN, na altura da campanha eleitoral.
Ainda esta terça-feira, Jair Bolsonaro escolheu o general Fernando Azevedo e Silva, ex-chefe do Estado Maior do Exército brasileiro, para novo ministro da Defesa. O presidente eleito do Brasil anunciou a decisão através do Twitter. Numa primeira fase, o nome com mais força para assumir o Ministério da Defesa era o de outro militar, o general Augusto Heleno, que acabou por ser indicado para o Gabinete de Segurança Institucional. A escolha de Bolsonaro mantém um general de quatro estrelas no cargo, já que o atual ministro é o também general Joaquim Silva e Luna.
Jair Bolsonaro escolhe ex-chefe do Estado Maior do Exército para ministro da Defesa