A cantora e compositora Sara Tavares, nomeada para um Grammy Latino, cujos vencedores são conhecidos na quinta-feira, nos Estados Unidos da América, disse à agência Lusa que vai “dormir descansada” e “sem grandes expectativas”.

“Aquilo que me fez sentir, já senti, que foi um prazer, uma celebração só pelo facto de ser nomeado um disco lusófono feito com todo o amor e por uma equipa verdadeiramente lusófona”, afirmou Sara Tavares, cujo álbum “Fitxadu” (2017), o quinto de originais, está nomeado na categoria “Melhor Álbum de Raiz”.

Nesta mesma categoria estão nomeados o mais recente álbum homónimo de Mariza, e ainda “Daquele Jeito!”, de Anastácia, “+AR”, de Almir Sater & Renato Teixeira, e o álbum homónimo de Borghetti Yamandu. O ano passado o vencedor nesta categoria foi o CD “Ao Vivo – Melodias Do Sertão”, de Bruna Viola.

Sara Tavares, que está a preparar com Capicua a sua próxima atuação, no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, que abre no próximo dia 24, disse que quando forem anunciados os vencedores já está a dormir, pois deita-se cedo e vai aguardar pela manhã seguinte para conhecer os distinguidos, mas não tem “nenhuma expectativa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sara Tavares, nascida há 40 anos em Lisboa, afirmou que “tem havido uma receção maravilhosa ao álbum, que até inspirou muita gente a fazer uma nova sonoridade, com base numa música de raiz, e afirmar-se enquanto cultura comum, África e Lisboa, e não com fronteiras tão delineadas”.

Esta nomeação contribui para “dizer que estamos cá, de saúde, que somos contemporâneos”, disse a intérprete, que tem uma “agenda preenchida”, com espetáculos para breve na Noruega e Reino Unido, entre outros países, depois de Guadalajara.

A agência Lusa tentou contactar Mariza, que se encontra em viagem para Londres onde se vai apresentar em dois palcos o seu último álbum, no qual interpreta temas compostos, entre outros, por Jorge Fernando, Mário Pacheco, Matias Damásio e Carolina Deslandes. Esta é a terceira nomeação de Mariza, as duas anteriores foram em 2007 e 2008, na categoria de “Melhor Álbum de Música Folclórica”.

O fadista Carlos do Carmo foi o primeiro artista português a receber um Grammy Latino, de Carreira, em 2014. A cerimónia de entrega dos Grammy Latinos, atribuídos pela Academia Latina de Artes e Ciências de Gravação, está marcada para quinta-feira em Las Vegas, nos Estados Unidos.