O ministro japonês encarregue da pasta sobre segurança cibernética revelou na passada quarta-feira nunca ter utilizado um computador na sua vida pessoal e fica confuso com o uso de um dispositivo USB. Yoshita Sakurada, 68 anos, foi também recentemente escolhido para estar encarregue da realização dos Jogos Paraolímpicos que acontecerão em Tóquio, em 2020.

De acordo com o The Guardian, quando Sakurada confessou ser, em certa medida, info-excluído chocou o parlamento japonês: “É inacreditável que alguém que nunca tenha tocado em computadores seja responsável pelas políticas de segurança cibernética”, disse Masato Imai, um membro do partido de oposição.

Para se defender, Sakurada referiu: “Desde os 25 anos de idade que tenho estado numa posição em que dou instruções, daí nunca ter precisado de usar um computador por mim próprio”. A polémica aumentou quando foi questionado sobre o uso de dispositivos USB nas centrais nucleares japonesas e não soube responder com convicção, sobre o assunto.

Também envolvido na organização dos Jogos Paraolímpicos, Sakurada tem sido alvo de críticas na Internet por não estar a par dos meandros da organização do evento — por um lado, por desconhecer se haverá um representante norte-coreano nesta sessão do jogos, por outro, por não ter sabido responder qual seria o valor orçamental disponível para a organização do evento quando lhe questionado durante uma sessão parlamentar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR