Cinco pessoas morreram na povoação de Fermentões, concelho de Sabrosa, perto de Vila Real, por possível intoxicação por monóxido de carbono. A primeira informação que chegou ao comando da GNR de Vila Real, foi que estava “um odor a gasolina” no local. Contudo, a Polícia Judiciária está a investigar, suspeitando-se que o gerador a gasolina usado para alimentar a casa estará na origem do incidente.
Segundo declarações do Comandante José Barros, avançadas pela SIC Notícias, as cinco vítimas são “pai, mãe, tio e duas filhas” e morreram durante a madrugada de sábado para domingo. “Segundo a equipa médica do INEM os corpos estão em rigidez cadavérica, o que significa que faleceram há já algumas horas”, afirmou o bombeiro. Às 19 horas deste domingo, os corpos ainda estavam dentro de casa. As vítimas foram encontradas em dois quartos e na sala/cozinha, avançou a Lusa. Foi um familiar que deu o aviso.
O que se sabe para já é que esta era uma casa em que a família ia esporadicamente, sendo caseiros numa quinta no Douro. De acordo com o testemunho do comandante dos bombeiros, a casa da família “não tinha condições mínimas”, revelou. “É inacreditável. Não tenho palavras para descrever. As divisões são minúsculas, cheias de remendos, de material de construção. Não achava possível alguém viver daquela forma”, contou José Barros.
De acordo com os bombeiros, a casa onde ocorreu o incidente está em obras e tem poucas condições. Não tem energia elétrica e estava a ser alimentada por um gerador que se encontrava dentro de casa, avançou o responsável no local. Além do gerador, há também um salamandra que pode ser a causa da morte. Não se põe de parte de ser um intoxicação de outro género, contudo “são apenas suposições, não há certezas”, afirmo o Comandante.
Está a ser prestado “apoio psicológico necessário” à família e amigos pelas equipa do INEM e da autarquia no local. Segundo informação oficial dos Bombeiros de Sabrosa, o incidente que fez “cinco vítimas mortais” ocorreu na Rua do Comércio, no Concelho de Fermentões”. O alerta foi dado pouco depois das 16h30.
Entre os mortos contam-se três vítimas do sexo feminino, duas delas são crianças entre os 9 e os 14 anos. Segundo apurou o Observador, há a “suspeita de um incidente de começado por uma lareira”, mas as autoridades no local ainda estão a averiguar.
No momento, está “um forte aparato de meios de assistência médica” no local, avançou a GNR de Vila Real ao Observador. Os óbitos ainda não foram oficialmente declarados, contudo, já foram já foi contactado o procurador e o delegado de saúde. Ao todo, estão 14 operacionais e cinco veículos no local, avançou a Lusa. Segundo o Comando da GNR de Vila Real, a autoridade “preservou” o local e aguarda que a polícia judiciária, que é chamada neste tipo de situações, chegue a Fermentões.