No Estabelecimento Prisional de Coimbra, um recluso tentou fugir na sexta-feira passada. David, de 55 anos, ainda chegou a trepar o muro da prisão em direção à liberdade. Mas desequilibrou-se, escorregou e voltou a cair para dentro da cadeia de Coimbra, avança o Correio da Manhã.

No total, o homem já cumpriu quase 30 anos de pena de prisão não consecutiva, por diversos crimes. Desta vez, David estava de regresso à cadeia depois de quatro anos de liberdade condicional. Depois de ter sido detido por roubo à mão armada, o tribunal decretou que cumprisse os restantes sete anos de pena do crime anterior. A estes, diz o CM, somavam-se mais 12 anos pelo último crime praticado.

O recluso construiu uma tábua com degraus, na oficina de marcenaria da cadeia, e enquanto outros detidos se encontravam numa formação dirigiu-se para o muro da prisão. Conseguiu escalá-lo e quando se dirigia a uma torre de vigilância de onde esperava alcançar o exterior, escorregou e caiu para dentro da prisão. Foi imediatamente detido.

Segundo os Serviços Prisionais, citados pelo CM, David já está em cela disciplinar. Entretanto, foi ordenada a instalação de vedação laminada e a colocação de um guarda em permanência naquela torre de vigia.