Para trás ficam as salas de hotel, dentro e fora do centro da cidade de Lisboa. Pela primeira vez, o evento de vinho criado em 2009 vai ocupar um antigo armazém em Marvila. Soalho de madeira, janelas rasgadas e pé direito alto fazem parte da nova descrição do Adegga, que está de regresso para mais uma edição no dia 1 de dezembro.

O edifício construído na primeira metade do século XX, na zona ribeirinha do Braço de Prata, em Lisboa, está integrado num conjunto de edifícios industriais que em tempos foram mandados erguer para “servir de entreposto dos caminhos de ferro, com vista a aliviar o grande fluxo de cargas e descargas que se fazia sentir àquela data na estação de Santa Apolónia”, tal como se lê na newsletter daquela que é há cerca de 10 anos uma marca de vinho e também de lifestyle.

Apesar do aspeto industrial, a organização garante que o armazém 16 está apto a receber 70 produtores de diferentes regiões de Portugal (com especial enfoque no Tejo, a primeira região convidada do evento) e os seus 500 vinhos. Nesta edição há espaço para conhecer vinhos biológicos, biodinâmicos, sustentáveis e naturais (experiência Adegga Bio) e ainda vinhos com estágio ou fermentação em ânforas de barro ou talhas (Adegga Ânfora), mas também os nomes e os projetos que andam a fazer furor na indústria e que levam o cognome, dado pela organização, “rising stars”.

Nesta edição, o evento Adegga acontece num armazém em Marvila, equipado para receber 70 produtores e 500 vinhos

Numa altura em que há muitos eventos dedicados a aproximar produtores e consumidores, importa destacar que, neste caso, é possível comprar todos os vinhos em prova. E além do bilhete tradicional (15 euros se comprado online, 20 euros se comprado à porta), existe ainda o Bilhete Loja, que permite não só provar os 500 rótulos, como converter o valor da entrada (40 euros, 60 euros se duplo) em vinhos à escolha que são, posteriormente, entregues em casa (como quem diz na morada assinalada).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A isso acrescenta-se a já conhecida Sala Premium, onde serão dados a provar vinhos especiais e raros — leia-se vinhos do Porto, Madeiras e Moscatel de Setúbal de outros tempos, todos eles servidos pelos escanções Ivo Peralta (restaurante Epur) e Francisco Oliveira (Mundo do Vino) — o acesso é limitado e aconselha-se reserva antecipada.

Adegga WineMarket

Quando? Sábado, 1 de dezembro
Horário? Das 14h às 21h
Onde? Armazém 16, Marvila
Como chegar? Comboio (estações de Marvila ou Braço de Prata), autocarro (carreiras 210, 718 ou 728); há estacionamento sem parquímetro nas ruas que circundam o evento
Quanto custa? Bilhete Prova por 15 euros (online) e 20 euros (à porta); Bilhete Loja por 40 euros, 60 euros se duplo; 50 euros Sala Premium
Contactos: adegga@adegga.com ou 800 502 321
Site: www.adegga.com