Os The Smashing Pumpkins vão subir ao palco no último dia do festival NOS Alive, a 13 de julho de 2019. O anúncio foi feito pela organização esta segunda-feira. A banda americana regressa assim ao festival NOS Alive, onde esteve em 2007, na primeira edição do então ainda chamado Optimus Alive.
A banda lendária de rock alternativo traz a Portugal a apresentação do seu último álbum Shiny and Oh So Bright, Vol. 1 / LP: No Past. No Future. No Sun, que é o primeiro trabalho estruturado de estúdio do grupo em 18 anos (depois do projeto discográfico Teargarden by Kaleidyscope, que deu origem a dois discos, Oceania e Monuments to an Elegy) e reúne os membros fundadores Billy Corgan, James Iha, Jimmy Chamberlin e o guitarrista Jeff Schroeder.
É oficial: os Smashing Pumpkins vão voltar a juntar-se para tocar os clássicos
Formados em 1988, os The Smashing Pumpkins lançaram o primeiro álbum Gish em 1991. Em 1995, com o disco Mellon Collie and the Infinite Sadness atingiram a marca multi-platina por 10 vezes. Com mais de 30 milhões de álbuns vendidos até à data, a banda americana é detentora de vários prémios, entre eles Grammy, MTV VMA e American Music Award. Hoje em dia são consideradas umas das mais importantes de bandas de rock alternativo dos anos 1990.
A banca americana tocou pela última vez em Portugal em 2013 no festival Marés Vivas. Um ano antes, os The Smashing Pumpkins tinham atuado no Rock in Rio Lisboa.
A 13ª edição do NOS Alive decorre nos dias 11, 12 e 13 de julho do próximo ano no Passeio Marítimo de Algés. Para a próxima edição estavam já confirmada a presença dos The Cure e Bon Iver.