Rui Vitória ainda levantou o polegar quando chegou ao Seixal na sua viatura, às 8h30, dando um sinal de que tudo estaria calmo, e a verdade é que a reunião com Luís Filipe Vieira mantida esta manhã acabou por mudar por completo um cenário que parecia estar mais do que definido desde ontem: o técnico vai mesmo continuar no comando da equipa.

Fonte oficial do Benfica confirmou ao Observador este cenário, deixando as explicações para mais logo, às 20 horas, quando Luís Filipe Vieira explicar em conferência de imprensa o que pode ter ou não mudado nas últimas… 20 horas. Aliás, pouco depois da equipa aterrar em Portugal vinda de Munique ao final da tarde de ontem, circulava em alguns grupos a possibilidade de saída de Vitória, acompanhada pelo nome de Bruno Lage, da equipa B, como uma solução interina. Mais tarde, esse cenário começou a ser difundido por vários jornais, começando pelos desportivos, com uma única nuance: ao contrário do que chegou a ser veiculado, o treinador da equipa principal das águias nunca colocou o lugar à disposição.

Luís Filipe Vieira, que durante 15 anos despediu apenas um treinador com a época a decorrer (Fernando Santos, naquela que assume ter sido a decisão da qual mais se arrepende desde que assumiu a liderança do clube), terá refletido sobre uma decisão que parecia certa e recuado na ideia de avançar com a rescisão de contrato com o técnico que ganhou seis títulos pelo Benfica nos últimos três anos e meio (dois Campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças). Uma coisa é certa – a reunião com Rui Vitória esta manhã seria mesmo para terminar a ligação. Depois, Vieira voltou atrás.

Esta manhã, Rui Vitória chegou cedo ao Seixal mas não orientou o treino – os jogadores terão feito apenas trabalho de ginásio, sem qualquer elemento da equipa técnica. Aos poucos, os atletas começaram a sair do Caixa Futebol Campus por volta da hora de almoço, ao contrário de Vitória e Luís Filipe Vieira, que saiu do local apenas por volta das 16h30. Também Rui Costa, administrador da SAD encarnada, e Tiago Pinto, diretor do futebol, se encontram nas instalações e terão participado na reunião que contaria ainda com o agente do treinador das águias. Entretanto, soube-se também que o técnico do Benfica vai falar na manhã desta sexta-feira, às 12h45, na habitual conferência de antevisão ao jogo com o Feirense, na Luz.

Em 22 jogos oficiais na presente temporada, o Benfica soma 12 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Em termos europeus, os encarnados ficaram fora da Liga dos Campeões depois da goleada sofrida em Munique frente ao Bayern e estarão em fevereiro na Liga Europa, face aos zero pontos somados pelo AEK Atenas no grupo até ao momento. No plano nacional, a equipa encontra-se em quarto lugar a quatro pontos do FC Porto com dez jornadas do Campeonato realizadas, depois de ter terminado a sétima ronda na frente em igualdade com o Sp. Braga. Nos oitavos da Taça de Portugal, as águias darão também um passo importante rumo à Final Four da Taça da Liga caso vençam na receção ao P. Ferreira da próxima quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR